Pênalti duvidoso na partida Itabuna x Vitória não teve a mesma repercussão do BAVI
O Árbitro Arilson da Anunciação errou duas vezes no Ba-Vi de domingo. Uma contra o Bahia, deixando de dar uma falta clara em Edílson quando Bahia caminhava para o segundo gol e o time todo parou esperando a marcação, resultando num contra ataque e no gol do Vitória, e outra deixando de marcar um pênalti em Schwenck, que gerou as queixas do Vitória.
Mas, as queixas e a pressão rubro-negra foram tantas que acabaram contaminando a arbitragem de anteontem no jogo contra o Itabuna. O pênalti marcado e convertido por Ramon foi, no mínimo, duvidoso, mas depois da punição de Arilson qualquer atacante do Vitória que cair ou mesmo tropeçar na área pode resultar em pênalti.
O alarde pelo possível erro do árbitro Lúcio José Silva de Araújo não foi o mesmo feito pela diretoria do Vitória após o Ba-Vi. Nenhum comentário ou representação para a Federação Bahiana de Futebol (FBF) colocando em xeque a capacidade e a idoneidade do profissional.
Para evitar que a pressão continue nesta reta final do Baiano, a própria FBF emitiu nota esclarecendo que Arilson Bispo não foi punido. De acordo com o órgão, o árbitro baiano vai se afastar por ter de realizar uma avaliação física e teórica denominada Fifa Test, que já estava prevista desde o início de fevereiro.
A resposta da FBF veio depois que o Bahia emitiu uma nota questionando o posicionamento da entidade. Isso porque a direção tricolor lembrou que se queixou da arbitragem de Gleidson Santos Oliveira na derrota por 5 a 3 para o Bahia de Feira. A nota, da última terça-feira, foi retirada do site oficial do clube.
Fonte: Tribuna da Bahia
Powered by Twitter Tools
Eles não dizem que suspederam por que isto pode caracterizar vinculo empregatício.
mas a verdade é que ele foi suspenso.
Quanto ao Itabuna, não representou por que o Jorge Sampaio é o diretor de lá.
05/03 às 9:26
O que eu sei é que o vitoria com os erros de arbitragem, conseguiu ir pras finais com a vantagem.
Obs: Quantos campeonatos nós estamos perdendo justamente por causa da vantagem que o vice vai conquistando para as finais?
05/03 às 10:07
O essencial nesta questão não me parece que sejam as queixas feitas contra a vitória do Bahia domingo, mas, sim, a sucessão de erros da arbitragem que beneficiam o dono do Santuário dos Urubus, sem que a FBF puna os árbitros responsáveis. Claro, a quantidade de penaltis favoráveis a um time não é prova de que ele foi injustamente beneficiado, mas serve para se ficar em alerta, por causa, sobretudo, da pequena quantidade de jogos do time. Contra o Flu, o escândalo foi tão grande que até hoje um jornalista da 101.3 - honestamente declarado torcedor do Touro, esqueço o nome dele - grita contra aquela imoralidade; o mais recente benefício é o caso do Itabuna. Quanto ao caso Arilson, penso que o Sr. Ednaldo está medindo a inteligência dos outros pela dele, quando ele declara que não houve punição.
05/03 às 10:28
[...] A pressão valeu mesmo a pena ? março 5th, 2010 | Autor: admin [...]
05/03 às 11:47
Antonio você está coberto de razão.
O pior é que enquanto a Torcida do Bahia se mantiver calada, brigando somente pela mudança na diretoria (parece até que quanto mais desgaste houver, melhor), NÓS simples Torcedores que SUSTENTAMOS ESSE CLUBE sem nenhuma pretensão política é que vamos sendo humilhados não só pelas derrotas, mas também pelo desrespeito de alguns jornalistas.
05/03 às 12:08
Marcão, o que você sugere, em termos de ações concretas, para nós, Tricolores, adotarmos no sentido de fazer cobranças sobre os erros de arbitragem? Como podemos ser mais ativos nessas cobranças, deixando de lado a passividade que você tão bem epõe?
Acho que são questões relevantes que podemos tratar aqui com o intuito de buscarmos objetivar as discussões e encontrar soluções exequiveis, saindo da mera retórica. Tão bom quanto discutir democraticamente os problemas que dizem respeito a nosso Esquadrão, é agirmos para colocar em prática o que consideramos viável para fazer valer nossos direitos como Torcedores atentos à vida do Clube que escolhemos e nos orgulhamos de torcer.
Abração e continue sempre fazendo comentários, pois considero de muito bom senso e visão crítica perfeita. Você tem ajudado muito para que as discussões no Smpre Bahia tenha a dinâmica bacana que vem marcando este espaço como um verdadeiro ponto de contro dos verdadeiros Tricolores.
05/03 às 13:16
Antonio, obrigado pelo elogio. Também acompanho sua militância aqui no site. A recíproca é totalmente verdadeira.
Bem Antonio, acredito que o primeiro passo para a mudança que você citou, é justamente esse posicionamento que devemos ter. Não somente através das linhas escritas, mas principalmente na conversa entre os amigos, tentando enxergar a verdade por trás de tanta obscuridade que envolve o futebol.
O segundo passo é darmos audiência para aqueles em que acreditamos e enxergamos que REALMENTE querem o bem do Bahia, independente das pessoas que lá estejam. Essa escolha não depende de mim, nem tampouco tenho qualquer pretensão de “indicar” alguma rádio ou coisa parecida, mas sim duma reflexão que deve ultrapassar os momentos de sucesso ou insucesso do clube. É normal quando o clube perde, querermos ouvir aqueles jornalistas que extravasam o sentimento que temos no momento, só que deveríamos acompanhar os posicionamentos durante o dia-dia e durante as vitórias, para aí sim analisarmos se aquele jornalista que ro bem do Bahia, ou se quer viver dos escândalos e embates eternos. Aí somente a percepção subjetiva de cada um é que vai escolher quem ouvir.
Um terceiro ponto de caminho para mudança, é o posicionamento dos blogs e correntes políticas do Bahia. Não posso concordar, peço desculpas à Euclides, com a colocação que ele fez de que o semprebahia por exemplo, está mais preocupado com a “política, reforma do estatuto, e dia-dia”, do que com fatos que (na minha opinião) ultrapassam as pessoas do clube, e chegam AO CLUBE EM SI, como este lamentável episódio pós-bavi. Essa parcimônia da Torcida do Bahia é que incomoda, pois GIGANTES COMO NÓS SOMOS, se tivéssemos um mínimo de atenção ao que acontece extra-campo COM CERTEZA NÃO ESTARÍAMOS SENDO HUMILHADOS DENTRO E FORA DE CAMPO.
Veja a torcida do vitoria! Mesmo com modestos números de presentes em estádio, conseguiram na série B acabar com a perseguição que julgavam estar sofrendo de parte da imprensa, sem precisar nada de mais a não ser uma ou duas faixas, protestos na internet e alguns gritos na arquibancada! Claro que acompanhado de um posicionamento firme nas rádios!
A impressão que tenho é que com tamanha revolta (JUSTA) da Torcida frente à diretoria, deixamos o espaço aberto para uma desvalorização em todos aspectos do Bahia. Somos chacota nas rádios (com personagens que satirizam o Torcedor), somos humilhados com preços exorbitantes, ESTAMOS SEM ESTÁDIO etc.
A meu ver Antonio, a mudança de pensamento da diretoria é FUNDAMENTAL, mas não podemos deixar que essa busca nos cegue em relação à todos os outros aspectos que envolvem o Bahia.
05/03 às 14:14
Já que perguntar não ofende, gostaria de saber da FBF, qual será a providência a ser tomada perante o árbitro Lúcio José Araújo, após o erro grotesco da partida envolvendo o Itabuna e os gatunos de Canabrava? Creio que ele, assim como outros árbitros não ajam com má-fé, mas não podemos admitir que esse senhor continue prejudicando os clubes participantes do estadual. Há algumas semanas, o Bahia teve prejuízo no jogo contra o xará, em Feira.
Abra o olho FBF!!!!
05/03 às 14:26
Euclides,
Seria possível o Sempre Bahia colocar aqui algum video do gol do time do lixão, para tirarmos a prova dos 9? Ou mesmo indicar onde podemos acessar.
Abraço
05/03 às 16:00
Marcão,
Não me arrependo do que disse, me preocupo MUITO mais com a política do clube (política no sentido de participar e fiscalizar) do que assuntos relacionados aos jogos em si.
Claro que erros de arbitragem são importantes e merecem destaques, mas o que quis falar é que estou muito mais atento à alteração do estatuto, implantação de eleições diretas, renovação do Conselho, associação em massa, participação em assembleias… e sabe por que? Porque essa mudanças são mais profundas e provocam mudanças duradouras e o resultado de algumas partidas, apesar de também importantes, não têm essa mesma força!!!
No futebol sempre haverá polêmica por causa das arbitragens, mas se tivermos um clube estruturado, não ficaremos 8 anos sem ganhar nada, mesmo sendo roubados como sempre acontece.
Volto a dizer, o espaço do Sempre Bahia é construído por todos nós, tanto é que quando percebemos que a repercussão sobre o caso das arbitragens estava grande e os torcedores do Bahia estavam se incomodando coloquei matérias sobre o assunto… e continuaremos colocando.
Agora, acho que voce coloca de uma forma como se a gente não quisesse criticar isso para não ir de encontro à imprensa… algo que não tem nada a ver. Já lhe expliquei que o que aconteceu foi justamente porque eu, particularmente (e acredito que Pedro também) não estávamos muito incomodados com isso, não tinha nos chamado atenção. Eu estava é achando graça da choradeira dos rivais. Mas, como voce nos alertou, estamos tentando dar a devida atenção ao assunto,
Volto a dizer, agradeço que nos ajude e participe tão ativamente.
Abraço
05/03 às 18:58
vocês podem ter uma certeza. Nesse campeonato baiano Arilson não apita mais. Grande pressão sobre os outros arbitros.
05/03 às 19:47
REITERO SUAS PALAVRAS EUCLIDES, ESSA CAUSA É PRIORITARIA MESMO, ATÉ PORQUE, O DIA QUE TIVERMOS O BAHIA QUE TODOS NÓS QUEREMOS, RESGATAREMOS INCLUSIVE O RESPEITO EM TODAS AS ESFERAS, QUE PERDEMOS AO LONGO DESSES ANOS DE INCOMPETENCIA.
05/03 às 21:47
Euclides
Acredito que devamos sim nos manter vigilantes em relação à diretoria, e concordo com você que as mudanças estruturais do clube são muito mais duradouras que os efeitos de uma singela partida.
Acho somente que você não está compreendendo que NÃO SE TRATA DE UMA PARTIDA! Se trata de um equívoco de setores da imprensa, que talvez de forma ingênua acabaram por comprometer TODO O RESTANTE DO CAMPEONATO! ora Euclides, o teor das manifestações foram muito piores do que os erros que vêm beneficiando o vitoria neste campeonato!
As acusações que foram feitas ao árbitro, juntamente com a resposta IMEDIATA da FBF, intimidam qualquer árbitro que venha a apitar um bavi, ou um simples jogo do vitoria.
Sinceramente esperava uma manifestação UNÍSSONA dos oposicionistas! Esperava que Rui Cordeiro, a RT, o ECBahia, vocês etc, se manifestassem quanto a isso.
Quando ouvi na rádio as manifestações de alguns jornalistas, NÃO CONSEGUIA ACREDITAR QUE ESTAVA OUVINDO UM BAVI! Achava que estava ouvindo um Inter e Bahia, ou São Paulo e Bahia… Considerei aquilo um desrespeito e deselegância que nunca tinha presenciado no esporte baiano.
Torcedores fazerem aquilo eu entendo, mas jornalistas no exercício da profissão? aí não dá pra entender o comportamento destes e muito menos dos expoentes da Torcida Tricolor, que não demonstraram em momento algum discordar daquilo, pelo contrário, a maioria está tratando com desdém.
Continuo admirando muito o site, você e Pedro pelo trabalho que realizam, inclusive permitindo este debate.
Só reitero que assim como vocês protegem o Bahia das más administrações, deveriam também proteger das equivocadas manifestações da imprensa, seja lá de quem vierem, mostrando que a Torcida do Bahia exige respeito.
Abraços
05/03 às 21:52
Marcão,
Acho que está coberto de razão. Suas ponderações são muito procedentes. Como bem disse Euclides, este espaço é construiido por todos nós, Tricolores, que damos contribuições relevantes para as discussões que travamos aqui sempre em prol do nosso glorioso E.C.BAHIA.
Nesse sentido, acredito que Euclides e Pedro tem feito um trabalho relevante, e tenho certeza que você concorda comigo. Por outro lado, as cobranças do Sempre Bahia pelas mudanças profundas no Clube são letgítimas e necessárias, porém, é fundamental que no caminho percorrido estejamos atentos a situações como os erros de arbitragens e as repercussões na mídia esportiva local, porque são variáveis importantes no processo de resgate da dignidade e respeito ao BAHIA. Uma coisa não pode estar separada da outra, porque são partes de um mesmo contexto, de uma mesma história que queremos reconstruir.
Dessa forma, compreendo a indignação de nosso grande colaborador Marcão Tricolor, que vem demonstrando uma sensibilidade maior a detalhes que nos fogem por algum momento, porque nos detemos em outras peculiaridades, também relevantes.
O bom de tudo isso é percebermos que estamos construindo aqui, um espaço cada vez mais democrático e respeitoso. Sem dúvida, este é um caminho certo para partirmos para a ação, conscientes de que juntos somos mais fortes.
Saudações Tricolores!!
05/03 às 22:20
Euclides,
A propósito, tenho ouvido alguns comentários esportivos, hoje na Transamérica, relatando que o único gol no jogo do timinho de canabrava e o Itabuna, em Camaçari, foi “erro de arbitragem”. Comentou, ainda, sobre o único gol do vice no BA x vi, marcado após uma falta sobre Edilson, não marcada, consistindo em erro da mesma natureza, mas sem a mesma repercussão.
Considerando os comentários de Marcão, seriam assuntos que poderiamos dar margem a discussões aqui, para alertarmos os Tricolores que acessam este espaço, abrindo espaço para uma pressão na mídia, como, aliás, um ouvinte procdeu, com boa acolhida naquela rádio.
Abraço.
05/03 às 22:32
Antonio você de uma felicidade extrema no seu comentário:
“é fundamental que no caminho percorrido estejamos atentos a situações como os erros de arbitragens e as repercussões na mídia esportiva local, porque são variáveis importantes no processo de resgate da dignidade e respeito ao BAHIA.”
A dignidade e respeito ao Bahia não podem estar à mercê de NINGUÉM. Não podemos na busca por uma mudança na diretoria, deixar que qualquer pessoa achincalhe o Bahia como se este clube não representasse absolutamente NADA.
Paradoxalmente os que mais desrespeitam são os que deveriam mais lutar para o soerguimento deste clube.
Fico feliz que você tenha compreendido a minha manifestação.
Abraços
05/03 às 22:38
Acho que de certa forma tá todo mundo falando a mesma coisa aí. É importante ficar esperto e repercutir o que a imprensa publica, rebater pressões e manobras do time adversário, mas é importante resgatar a própria credibilidade do clube. Não é a imprensa ou a federeção culpada pela imagem do Bahia estar enlameada, o respeito não existir mais pela instituição e por aí vai. O Vitória vem fazendo pressão há muito tempo na arbitragem, na própria Federação e isso “faz parte do jogo”. É claro que els irão tirar proveito disso, no passado também usamos do mesmo expediente. O que não pode é aceitarmos, concordo. Mas pior ainda é a passividade com que o Bahia vem sendo ‘tocado’ nos últimos tempos. Não há ninguém na diretoria que faça o papel contrário, que anule a pressão exercida pelo rival, inclusive na imprensa. Comentei no Ba-Vi que além dos jogadores do rival apitarem o jogo, desceram para o vestiário ao lado do árbitro fazendo um espetáculo, sem que ninguém do Bahia protestasse ou coisa parecida.
O fato é que o Bahia perdeu o respeito e não se dá ao respeito. E pra que isso mude, concordo com Euclides: “é preciso estar mais preocupado com a política do clube”.
05/03 às 23:47
Paulo entendo as suas palavras. A diretoria realmente está a anos luz de ser a ideal.
A falta de comando abre espaços para que a diretoria do vitoria pressione, principalmente, a FBF.
No entanto o respeito por parte da imprensa é algo em que NÓS temos mais influência do que a própria diretoria!
Ora, se nós é que damos IBOPE, e se é o IBOPE que mede a inserção de tal programa no mercado, logo, se o programa tiver baixa audiência, por consequencia haverá uma queda nos seus patrocinadores!!! Não havendo patrocinador as resenhas terão que mudar sua linha em busca de ouvintes…
Quando não nos manifestamos, e continuamos até “achando graça” do que fazem conosco, estamos incentivando a permanência do comportamento, já que dizemos à imprensa: “tripudiem do Bahia. os torcedores do vitoria vão adorar, e nós não estamos nem aí…”
É por isso que defendo a manifestação de nós Torcedores.
06/03 às 9:59
Caros tricolores,
Continuo achando a posição de Marcão a mais acertada, pois a suposta separação entre “causas profundas” e “causas superficiais” não passa de puro pedantismo e de certa falta de conhecimento. Caros torcedores “profundos”, se vocês não sabem, por definição, as causas profundas não podem ser atingidas, por razão simples: que garantia pode ser apresentada que se atingiu a raiz mais profunda de um problema? E a causa dessa causa qual é?. Se trocarmos o termo “causa profunda” por “causa estrutural” não se avança também minimamente em termos de esclarecimento do que de fato causa uma dada situação. Ora, como qualquer outro fenômeno social, a situação do Bahia, hoje, deve ser decorrente de fatores variados, desde a gestão incompetente até o achincalhamento do time na imprensa, isto é, deve-se estar atento a cada coisa que, num dado momento, parece ter efeito negativo sobre o time, portanto, é pura conversa fiada esta história de prioridade estabelecida de uma vez por todas. Prioridades não podem ser denidas de modo definitivo, ou seja, as circunstâncias concretas podem e devem alterar as prioridades dos que estão envolvidos num embate. Como torcedor “superficial” que sou, continuarei me indignando com, e ragindo contra, o tratamento imediato e direto recebido pelo Bahia da imprensa e de outros setores
06/03 às 11:49
Antonio Oliveira
Ora, como qualquer outro fenômeno social, a situação do Bahia, hoje, deve ser decorrente de fatores variados, desde a gestão incompetente até o achincalhamento do time na imprensa, isto é, deve-se estar atento a cada coisa que, num dado momento, parece ter efeito negativo sobre o time, portanto, é pura conversa fiada esta história de prioridade estabelecida de uma vez por todas.
PERFEITO
06/03 às 19:22
Marcão, Antonio…
Concordo também com o que argumentam, mas deixo uma reflexão, sem pedir que deixemos de ser torcedores “superficias” também: o achincalhamento do Bahia na mídia tem que ser visto sob uma perspectiva de processo, não é de hoje, não surgiu agora, vem acontecendo e ninguém sabe a que ponto chegará. Respeito o posicionamento de ir “contra a mídia”, mas percebendo também que “prioridades não podem ser definidas de forma definitiva”, pergunto: o que é prioritário agora? Será que as resenhas ou programas são culpados pelo que acontece no Bahia? Será que é melhor jogar o lixo pra debaixo do tapete? Imagino que mesmo aqueles que recebem sua mesadinha pensam duas coisas: se esculhambo o Bahia, termino ganhando audiência até dos que ligarão para protestar; se tapo o sol com a peneira, outro falará no meu lugar e ganhará repercussão… o fato é que tá difícil não falar mal do Bahia, acho até que encobrem muita coisa e pegam leve em várias outras. Esquecendo aqui as “causas estruturais” ou “profundas”, acho que podemos protestar sim, se achamos que a mídia nos desrespeita ou coisa do tipo. Mas há uma outra arma: o controle remoto! Meus caros, finalizando com a lembraça das prioridades de momento, ressalto: o Esporte Clube Bahia é uma marca (e das grandes!) e está sendo muito mal gerida, pessimamente administrada. Aí é que está o problema.
06/03 às 19:26
Paulo, concordo que o melhor protesto é o do controle remoto. Concordo que o processo de achincalhamento é crônico. Concordo também que a marca Bahia é muito mal gerida.
No entanto a marca, mais do que da diretoria, É NOSSA! Se eu tiver um carro, e ele for acabado como for, eu posso esculhambá-lo do início ao fim, mas SÓ EU TENHO ESSE DIREITO. Ninguém mais.
Hoje o Bahia é utilizado como uma mercadoria pelos jornalistas, e como você bem disse “se esculhambo o Bahia, termino ganhando audiência até dos que ligarão para protestar; se tapo o sol com a peneira, outro falará no meu lugar e ganhará repercussão…”, MAS ISSO SÓ É VERDADE PORQUE NOS CALAMOS E ACEITAMOS.
Quer um exemplo? Qual o grande feito do vitoria nesses últimos anos? Não avança na copa do Brasil, não luta por nada além de escapar do rebaixamento, na série A, não faz uma contratação de peso, enfim não faz nada!
Mas logo virão e dirão: “Ah, mas o vitoria ganha o baiano…” Eu pergunto: GANHA DE QUEM? Se o principal adversário, todos chamam de morto? Como uma diretoria que TODOS criticam. Com elencos que TODOS criticam? GANHA DE QUEM, SE O BAHIA (segundo a mídia) DEIXOU DE SER PARÂMETRO HÁ MUITO TEMPO?
No entanto Paulo, ninguém critica o vitoria! Sabe por quê? Porque a torcida dele não acha graça quando desprezam seu time… Porque a Torcida protesta no ESTÁDIO E NOS BLOGS, E USA O CONTROLE REMOTO.
Concordo com várias idéias suas, muito bem utilizadas, mas vou defender SEMPRE que NÓS TENHAMOS UMA POSTURA FIRME QUANDO DESRESPEITAREM ESSE CLUBE!
Nós que pagamos ingresso podemos fazer isso, mas os outros que não pagam ingresso, entram de graça, e ainda são remunerados (justamente) pelo trabalho que realizam, ESTES TÊM QUE SER PROFISSIONAIS E RESPEITAREM A HISTÓRIA DESSE CLUBE.
06/03 às 20:08
rs.,
O campeonato baiano deste ano é um dos piores de todos os tempos em todos os sentidos. A média de públco é rídicula. O nível técnico dos clubes também são horríveis, inclusive do nosso Bahia e do Vicetória. As arbitragens são ruins e duvidosas. Com todas estas prerrogativas, a imprensa ainda insiste em dizer que o Sr. Edinaldo Rodrigues é um excelente presidente. Balela. Vai ver o Campeonato Pernambucano. A diferença de pontos do primeiro pro sétimo colocado são de 3 pontos. O Goiano nem se fala. E o Catarinense que Joinville foi campeao do primeiro turno frente ao Avaí?
E o que me dizer em Ceará e Alagoas ? Em que o Icasa e o Asa subiram pra segunda divisão este ano?
Já os clubes da Bahia que não seja nem Bahia nem Vitória, chegam na Serie D, malmente passam da primeira fase. RIDÍCULOS! SEU EDINALDO RODRIGUES DEVERIA SE ENVERGONHAR!!
O Campeonato do nordeste precisa voltar urgentemente, mas nos moldes de 2002 em que tinha o superbaianinho. Bahia e Vicetoria so disputariam a fase final do Baiano. Com isso, a Federação Baiana só precisaria destinar seus recursos para alavancar os clubes do interior!! E FORA EDINALDO RODRIGUES!
Sds.,
Marinho
06/03 às 20:17
Marcão,
Me dsculpe, mas voce está deturpando minhas palavras… eu não disse que estava achando graça o desprezo pelo meu time…
Eu falei que achei graça da choradeira dos rubro-negros, o que é bem diferente!!!!!
Acho que voce está polemizando desnecessariamente. Eu reconheci que precisamos dar mais atenção a esse assunto e já estamos abordando isso com mais frequencia. Agoa, não tenho a intenção de ficar citando se fulano da rádio tal falou tal coisa, ou se ciclano do jornal Y falou aquilo…
A função do site não é ficar analisando a imprensa, dizendo qual é o melhor programa, etc.
Volto a dizer que o espaço e dinãmico e vai sendo construído de acordo com a vontade dos leitores, por isso a colaborção e participação de voces é tão importante!
06/03 às 20:48
Antonio,
Eu também ouvi a Transamérica falando da ajuda que o time de Canabrava recebeu do árbitro no jogo contra o Itabuna.
Além disso, vi no programa da RECORD Márcio Martins colocando um jogador do Vitória na parede falando que o time dele reclamou tanto da arbitragem mas foi beneficiado contra o Itabuna…
Resumindo, tenho visto de tudo… da mesma forma vi muitos chorando e gritando alegando que o Vitória perdeu o BAVI roubado!!!!
06/03 às 20:53
Caro Paulo,
Longe de mim negar que a imagem do Bahia veículada pela imprensa decorre de desastradas administrações, mas vejo também má-fé na imprensa quando se trata do Bahia. E aí eu volto à questão de que é bobagem separar os fatores negativos que atingem o Bahia, estabelecendo uma hierarquia rígida em relação ao que mais prejudica ou não o clube, sem levar em conta as circunstâncias concretas e o momento em questão, pois, se é verdade que a imagem do Bahia publicada na imprensa deriva da situação real do time, esta verdade é parcial: a imagem produzida pela imprensa, como qualquer outra imagem, é seletiva e, se a imagem for PERVERSAMENTE selecionada, ajudará a deteriorar o clube, pois não esqueçamos de que o mercado atual se orienta exclusivamente pela IMAGEM. Ou seja, a relação entre causa e efeito nunca é tão simples quanto se imagina, quer dizer, a situação do Bahia não teve origem na imprensa, mas esta pode ajudar a agravá-la. Muitos torcedores do Bahia DECIDIRAM, ou melhor, SELECIONARAM um fator negativo para atacar: a direção, e passaram a apresentar a mudança na gestão como o remédio para todos os males do clube, ou seja, eles mantêm a mentalidade religiosa do SALVACIONISMO, e, à espera da SALVAÇÃO e de um SALVADOR, eles ignoram soberbamente ( afinal, eles conseguiram IDENTIFICAR, SEM EQUÍVOCOS, o que pode SALVAR o ESPORTE CLUBE BAHIA…) todos os outros fatores que prejudicam o Bahia, como o silêncio da imprensa e a conivência da FBF sobre os erros de arbitragem que darão ao dono do Santuário dos Urubus o benefício de jogar por dois empates na final ( somados apenas os erros nos jogos contra o Flu e o Itabuna, Bahia ou Conquista poderia ficar com a vantagem); como a imagem do Bahia PRODUZIDA pela imprensa a partir de uma seleção perversa da realidade. Mas, essas coisas miúdas não dão audiência e, portanto, não alavancam carreiras de nenhum torcedor tricolor.
06/03 às 21:57
Caro Paulo Fontes faço minhas suas palavras , quem não se faz respeitar ha muito tempo é o nosso Esporte Clube Bahia. O que o Bahia sofre hoje é reflexo de desmandos cronificados na sua vida administrativa.
Ou será que é a imprensa responsável por anos a fio longe da séria A , descrédito inclusive á nível nacional,
apequenamento da sua marca, jejum de títulos até regionais.etc etc etc….
Se o Bahia fosse gerido de forma competente e profissional seria respeitado como sempre foi e isso é um pensamento “simplesta” e objetivo´. O resto sim é conversa fiada daqueles que se arvoram analistas ‘profundos’ e com tantos comhecimentos de causa.
06/03 às 22:10
Euclides, não precisa se desculpar de nada não. Você é uma pessoa inteligente e educada, por isso todas as vezes que discordamos foi em alto nível, e acredito que jamais isso mude.
No entanto caro Euclides, achar graça da choradeira, e da forma como foi essa “choradeira” é sim achar graça do desprezo pelo nosso time, já que nos trataram como um time pequeno que não teria como ganhar se não fosse pelo Juiz.
Euclides, você me dizer que estou polemizando É DEMAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Euclides, logo eu que tanto critiquei setores da imprensa por esta prática? Você tem certeza disso? Polêmica é a prática de provocar disputas e causar controvérsias em diversos campos discursivos. Se fosse neste sentido estrito, realmente estaria polemizando, mas da forma pejorativa que você colocou, NÃO ESTOU NÃO. Trouxe à tela apenas um FATO, que foi visto e ouvido por TODOS em praticamente todos os meios de comunicação.
Talvez o que tenha incomodado não tenha sido isto, mas sim o fato de ter cobrado uma posição dos representantes do Bahia, em especial da oposição, que fizeram “ouvido de mercador” para o que estava acontecendo, como se aquilo em nada tocasse o Bahia.
Em momento algum pedi que você questionasse “A” ou “B”, ou indicasse programas para nós, até porque sei que de nada adiantaria, já que você deixou claro que não irá contra a imprensa, além de acreditar que todos tem o direito de trabalhar do jeito que achar que deve, assim como todos tem o direito de ouvirem quem bem quiserem.
Também acho que em nada adiantaria você indicar quem quer que fosse, já que o melhor remédio é o indicado por Paulo Fontes, ou seja, O CONTROLE REMOTO.
Enfim Euclides, não diga que estou polemizando (pejorativamente), porque isso não faço. Apenas cobrei uma posição DE TODOS OS TORCEDORES CONTRA UMA ATITUDE QUE NÃO ENVOLVIA A DIRETORIA, MAS SIM O RESPEITO AO CLUBE. Parece que isso não é a intenção de ninguém da atual oposição. A intenção é apenas tirar a diretoria, e assumir o Bahia (ou o que sobrar dele).
Obs 1: O mais incrível é que tudo pode ser colocado como culpa da diretoria.
Obs 2: Espero que quando a diretoria mude, a Torcida ainda lembre que um dia este clube foi glorioso, e não permita que episódios como esse se tornem comuns.
Obs 3: Tomara que não seja tarde.
06/03 às 23:27
Marcão,
Por que voce achou que coloquei de forma pejorativa? Voce não pode afirmar isso… falei apenas porque eu explico mas voce insiste em não entender o que quero dizer
Quando voce disse:
“No entanto caro Euclides, achar graça da choradeira, e da forma como foi essa choradeira é sim achar graça do desprezo pelo nosso time”…
Isso mostrou que não entendeu mesmo o que eu disse.
Achei graça da choradeira da TORCIDA RUBRO-NEGRA. Os torcedores do vice quando vinham falar comigo que ganhamos roubado eu respodia: Vai lá na 10ª e dá uma queixa, ora!!!!
Eu não falei que achei graça do que a imprensa estava falando ou fazendo… entendeu agora?
Volto a dizer: Não tenho porque ficar criticando o jornalista X ou o radialista Y porque fez polêmica com algum assunto. É um direito de cada um fazer seu programa do jeito que quiser, até porque respeitamos os gostos de cada um.
Acho que jamais deixarão de existir os programas que gostam de ZOADA, mas como Paulo Fontes disse: O “CONTROLE REMOTO” está em nossa mão, ou seja, nós escolhemos o programa que ouvimos, o blog que lemos, a tv que assistimos… e por aí vai.
Bem, como vc mesmo disse, nós discordamos, mas sempre com respeito e em alto nível. E isso é sinal de inteligência de ambas as partes porque é nas controvérsias que aprendemos, afinal ninguém é dono da verdade.
Abraço
06/03 às 23:55
Euclides, você realmente falou no sentido de que estou insistindo num assunto que você acha que não merece repercussão… Então é pejorativo… É como as “bombas” da mídia, que na verdade não passam de um estalo…
Eu acho que você também não entendeu o cerne da questão: NÃO É CRITICAR A OU B, é se manifestar contra o que ocorreu!
Era simplesmente a união dos representantes do Bahia,falando o que Antonio, Antonio Oliveira, José Guimarães, Tricolor Marinho, Nildo requião e outros em diversos blogs fizeram: DAR O RECADO DE QUE PODEM CRITICAR A DIRETORIA, MAS RESPEITEM O BAHIA.
A crítica não foi à você, ou a qualquer um em específico. A crítica foi à passividade da Torcida, que não se manifestou quando deveria.
Abraços de um colaborador deste site, que não polemiza (hehehe), apenas tenta debater com outros Torcedores questões que acha pertinente ao Bahia.
07/03 às 0:13
O feedback é que todos estão imbuídos em dar o título ao Vicetórinha do Lixão e pronto!!! São 5 penatis marcados no roubo para o Vicetória esse ano!!! Ramón que não tem nada a ver, más é artilhero de penaltis roubados claramente!!! 2 contra o Ipitanga, 2 contra o Flu de Feira e 1 contra o Itabuna!!!
07/03 às 19:16
Valeu, Marcão!
Grande abraço!
07/03 às 21:22