O técnico tricolor precisa deixar de ser tão medroso…
Amigos Triconautas,
Estou escrevendo esse texto para falar um pouco mais sobre o nosso querido lateral direito Jancarlos e do esquema tático de 3 volantes que o Márcio Araújo vem usando recentemente.
Eu admiro muito o nosso técnico, o esquema de 3 cabeças de área está dando certo, mas eu digo uma coisa, me desculpem triconautas se eu estou contra a sua opinião, mas ele é medroso!
Todo jogo, dentro e fora de PituAÇO ele usa a mesma formação de sempre: 3 volantes e 1 meia: Fábio Bahia, Marcone e Hélder na defensiva e Morais sozinho pra criar chances.
Poxa, será que só ele não vê isso??? Só ele gosta do bendito número 8 de nome Hélder e prefere mantêr ele do que colocar Morais e Ananias ou Morais e Rogerinho, sei lá.
Eu só sei que o meio não está tendo criatividade para criar com apenas Morais de meia ofensivo!!! Por que ele não arrisca??? Coloca 2 volantes e 2 meias ou até 1 volante e 3 meias!!! Me desculpe Márcio, mas você é medroso e precisa arriscar mais.
Quanto ao nosso lateral direito Jancarlos, eu acho que ele é um excelente lateral e faz boa dupla com Ávine e com certeza faz muita falta no time! O lateral reserva Arilton, por exemplo, ele não joga nada e não tem perfil, nem futebol para substituir Jancarlos.
Ele não avança, não tem um cruzamento bom (aliás tem um cruzamento péssimo) e Ávine fica praticamente sozinho nas alas laterais e Arilton dormindo na defesa. Pelamordeus Bahia, contrata um lateral bom, que preste porque Jancarlos não voltará a jogar esse ano!
Bom, essa é minha opinião sobre os assuntos. Se tem um argumento diferente deixaê seu comentário logo abaixo
Tchau, pessoal!
Até a próxima!
Tiago Enrique, 10 anos (meu aniversário foi em 30/09)
Colunista do Sempre Bahia
Powered by Twitter Tools
O que tem de pequeno tem de ousado!!
Concordo contigo, Tiaguinho!! Graças a Deus está dando certo, mas, também gostaria de ver o Bahia mais ofensivo!
Abração!!
31/10 às 1:03
Entendo a intenção de ter um time mais ofensivo. Mas estamos falando de acesso e Marcio Araujo não quer arriscar. A pressão para o Bahia conseguir o acesso é altíssima e o técnico não quer vacilar. Se o time joga feio mas ganha com 3 volantes, ele está certo em não arriscar e manter esse esquema.
Afinal, série B não é lugar para se jogar bonito. Joga-se bonito é na série A. Da série B fica apenas a responsabilidade de sair de lá o mais cedo possível, seja jogando feio, medonho, horrível, triste… o importante é sair dessa vergonha o mais rápido possível.
31/10 às 8:06
Afffffffffffffffffffffffffffffffffff!!!
Que maravilha!!!
Como pode um garoto que acabou de completar dez anos, tem uma visão espetacular sobre um time de futebol? Isso sem falar no maravilhoso texto.
Parabéns Tiagão!!!
Com certeza seus pais são muito orgulhosos em ter um filho tão inteligente e tão maduro com tão pouca idade.
Um beijão nesse seu lindo coração.
31/10 às 9:15
Verdade Ana Claudia, um menino com essa idade e com essa visão!
Imaginem o moleque adulto…um colunista em algum grande jornal esportivo ou talvez técnico de futebol.
Porém, grande garoto vou concordar com o amigo Marlon, o Bahia precisa urgentemente sair da série b, se for com 1, 2, 3 volantes não importa, o importante é comemorar o acesso a série A.
Nesse sistema de pontos corridos, cada partida é uma decisão, no qual se ganhar, ganha-se 3 pontos, se perder fica sem os 3, e cada ponto é importantíssimo nesse formato de pontos corridos. Certo que queiramos o Bahia jogando bonito, com meias ofensivos, porém e´ com esse esquema que estamos ganhando.
Quando chegar a série A, tudo ficará mais lindo…verás.
31/10 às 12:18
Alô nação tricolor… antes de tudo gostaria de parabenizar o trabalho do “Sempre Bahia”. Acompanho o blog sempre que posso, mas dificilmente comento, o que tá acontecendo hj.
Como a maioria dos leitores, admiro e respeito os textos e opniões aqui postados, mas na minha opnião, esse texto do Tiago foi infeliz, além de inoportuno.
É impraticável a uma altura dessas (restam 6 jogos) estarmos discutindo esquema tático! Contra números não há argumentos. O time tem o 2º ataque + positivo e nosso técnico é medroso? O tmie tem o 2º melhor saldo de gols e nosso técnico contiua medroso? Talvez ele seja INTELIGENTE. Ora.. nosso memento é único! Esperamos muito tempo por isso e ainda criticam o esquema?
Me perdoe Tiago mas esse seu texto me deixou revoltado num dia que até então era só alegria, pode parecer exagero mas não é.
A gente precisa entender que o a serie “A” tá na porta, eu não consigo fazer quase nada por causa dessa “porra”… vou dormir, penso no acesso… vou trabalhar, penso no jogo da subida… fui a um casamento ontem, me peguei pensando na festa do acesso…
Esse tipo de texto já não cabe mais, será que a gente vai subir e vc não vai comemorar por achar MA medroso…
Deixa disso e vamos curitr esse momento único. E outra, alguns podem não concordar, mas achar Hélder ruim eu não acho.
Mais outra coisa. No texto você fala em arriscar… será que nessa altura do campeonato (literalmente) isso é coerente? Eu não acho… a própria palavra já indica um risco, será que a gente quer isso agora? O que vc prefere: correr riscos ou esperar a confirmação do acesso?
Pra finalizar, torcedor tem as suas preferências, mas o técnico é quem tá lá todo dia, e sabe como melhor aproveitar o elenco que tem não mãos, claro que nem sempre, mas pra nossa felicidade, esse não é o nosso caso.
Grande Tiaguinho, me desculpe o desabafo, mas não consegui me conter…
Você tem um grande futuro, mas talvez precise de uma melhor orientação, até pela própria idade. Ou talvez seu texto tenha saído um pouco tarde.
Abraço e ST!
ED
31/10 às 16:09
Marlon e deni,
Realmente eu não tinha pensado por esse lado, lógico que no final da competição os pontos são importantíssimos, mas e no meio da competição?
Desde que Márcio Araújo assumiu só usa o esquema de 3 volantes. O que eu quero dizer é que se o Bahia for pra cima dos outros times com 3 cabeças de área e Morais sozinho pra criar chances de gol fica mais difícil de acontecer o tento.
31/10 às 18:37
Grande ED,
Você está certo, talvez eu tenha colocado um texto um pouco tarde, a essa altura do campeonato não tem como arriscar mais, mas pra buscar gols Márcio Araújo não podia colocar 2 volantes e 2 meias?
Para conseguir o acesso precisamos fazer gols, não estou querendo goleadas (lógico que seria muito bom), mas o nosso técnico tem que armar um time mais pra frente, mas também não pode deixar de ter uma boa defesa.
Um Abraço!
Tiago
31/10 às 18:51
Oi Tiago. Compreendo sua preocupação. Mas no atual esquema de Marcio Araujo, os laterais são essenciais. Ávine e agora Arilton (antes era o Jancarlos) assumem papel de fundamental importância. Perceba que Morais sempre procurar esses dois laterais nas jogadas.
A arma do Bahia ainda está nas laterais do time. O jovem Arilton pode não ser tão bom quanto Jancarlos, mas não está decepcionando. É só ver que de 3 cruzamentos certeiros dele já saíram 3 gols do Bahia. Ou seja, o Bahia não depende apenas de Morais para fazer as jogadas. Morais é o maestro, sempre deixa os laterais em condições perfeitas para um bom cruzamento. Temos 3 jogadores responsáveis pela armação do time: Morais, Ávine e Arilton.
31/10 às 21:57
Complementando, este é o motivo pelo qual Marcio Araujo prefere três volantes, uma vez que precisa reforçar a parte defensiva quando os dois laterais avançam nas jogadas. Caso ele tivesse dois laterais fortes na marcação, certamente ele colocaria dois armadores. Mas, no atual cenário, o mais correto é ele manter 3 volantes e dar total liberdade aos dois laterais para subirem sempre que necessário.
31/10 às 21:59
Concordo com você Marlon e também a campanha do Marcio Araujo como tecnico é excelente e hoje nosso time tem um bom toque de bola e volume de jogo, um padrão tatico o qual na epoca do RG não se via.
O Tricolor está há 16 rodadas consecutivas no G-4 da Série B e o triunfo de sexta-feira foi o oitavo fora de Salvador.
O time do técnico Márcio Araújo tem a melhor campanha fora de casa de toda a Série B, com oito vitórias, dois empates e seis derrotas. Foram conquistados 26 pontos longe de Pituaçu.
O ataque tricolor é o 3º melhor do campeonato, com 55 gols marcados, atrás de Coritiba (57), Portuguesa (56) e Figueirense (55). A defesa do Bahia é a 4ª menos vazada, com 36 gols sofridos.
01/11 às 0:25
Sem dúvidas, Lucas. Temos uma ótima campanha e que nos dá muita tranquilidade para dizer com certeza que o Bahia estará na série A no ano que vem. Só para complementar mais ainda meu raciocínio, observem o posicionamento de Fabio Bahia e Helder.
Já repararam que eles marcam os laterais do time adversário na linha de fundo? É simples, os laterais do Bahia tem que ficar ligados para o contra-ataque. Se um volante desse rouba a bola, o lateral tem caminho livre pra subir em um forte contra-ataque. E, obviamente, eles também marcam o espaço aberto deixado pelos laterais nas suas subidas.
No início, eu estranhei este posicionamento. Achava uma deficiência do Arilton e do Ávine. Só depois percebi a ideia do Marcio Araujo. E vem dando certo, muito certo! É só contar a quantidade de gols que saem dos pés dos laterais. São muitos!
01/11 às 11:20
Olha só, feriadão e eu em casa sem fazer nada. Resolvi assistir a todos os gols do Bahia no segundo turno! Programarço!
Aí resolvi contar a quantidade de gols que surgiram dos pés dos nossos laterais… saca só:
America RN 0 x 2 Bahia
2 x 0 Cruzamento de Jancarlos
Bahia 3 x 1 Ipatinga
1 x 1 Gol de Jancarlos de falta
2 x 1 Ávine avança na linha de fundo e toca pra Mendes
3 x 1 Ávine cruza pra Adriano fazer de cabeça
Ponte Preta 1 x 2 Bahia
1 x 1 Gol de Ávine, chute de fora da área
2 x 1 Gol de Jancarlos, cobrança de falta.
Bahia 1 x 1 Vila Nova
1 x 1 Ávine cruzou pra dentro da área, Morais desviou e Adriano completou.
Sport 1 x 2 Bahia
1 x 0 Diego Correa substituindo Ávine fez um belo gol
Bahia 2 x 4 Icasa
Partida horrível. Nenhum gol partindo dos laterais. Será que o Icasa entendeu a tática do Bahia e anulou ela?
Duque de Caxias 0 x 0 Bahia
Não precisa dizer nada.
Bahia 2 x 1 Guará
2 x 0 Ávine sofreu penalti.
São Caetano 1 x 1 Bahia
1 x 1 Jancarlos cruzou pra Jael
Bahia 3 x 0 Náutico
1 x 0 Ávine fez um lançamento perfeito do meio de campo pra Morais cruzar pra Adriano. Lançamento de craque! Fora a expulsão que Ávine conseguiu do Náutico
2 x 0 Jogada começa com Ávine, mas a participação dele foi pequena nesse gol.
3 x 0 Toque lindo de Ávine pra Adriano.
Figueira 1 x 0 Bahia
Nada a comentar. Partida horrível do Bahia.
Bahia 5 x 1 ASA
1 x 0 Gol lindo de Ávine
2 x 0 Cruzamento perfeito de Arilton para Adriano
4 x 0 Cruzamento de Ávine pra Adriano
5 x 1 Diego Correa sofre penalti
Paraná 0 x 1 Bahia
1 x 0 Cruzamento de Arilton
01/11 às 11:56
Alô Tiagão
Venho afirmar mais uma vez que você é sensacional.
Toda vez que leio seus comentários, fico cada vez mais feliz de ser seu amigo e admirador.
Te amo muitooooooooooooooooooo.
01/11 às 13:59
Tiago acho que você está correto no seu comentario e ponto de vista.Apenas acho que você esqueceu que A MELHOR DUPLA MORAIS NO MEIO DE CAMPO É VANDER.
abração a galera tricolor
01/11 às 20:18
concordo com masconha,mais confeço que o nosso tricolaço esta em boas maos,boa sorte pro nosso marcio araujo.e campeao galeeeeeeeeeeeera.
02/11 às 11:51
O danadinho tá certo, tem que se ligar nas paradas MA, porra, esse empate foi como uma derrota………bahia 1 x 1 coritiba.
02/11 às 23:39
Eu concordo com Tiago Enrique.
Até gosto de Márcio Araújo, é um cara que conhece futebol, uniu o grupo, mas lhe falta OUSADIA. Acho que está acostumado a trabalhar com time pequeno.
O BAHIA tem que jogar pra vencer SEMPRE, principalmente em casa e com o estádio lotado.
Na partida contra o Paraná, tomamos um sufoco danado, mas demos sorte, já contra o Coritiba, como não tivemos a mesma sorte, as coisas ficaram mais claras…
E vamos parar com esse negócio de que porque estamos bem, não se pode criticar… PARA COM ISSO, cada um tem direito à sua opinião.
Nosso Tiaguinho foi xingado e massacrado por alguns leitores mal educados, tanto que tivemos que excluir alguns comentários.
Uma coisa é discordar e debater, a outra é baixar o nível e atacar a honra da pessoa, ainda mais uma criança.
Por que não fazer como MARLON e ED que discordaram, mas não desrespeitaram…
03/11 às 1:28
Ele tomou um show de função tática ontem de Ney Franco. Na verdade Marcio Araujo é muito fraco, pegou uma boa base formada por R Gaucho e deu sequência. Não entendo até hoje Helder como titular, assim com não entendo ele fazer substituições só aos 40 min, mesmo o time tomando aquela pressão do adversários. E o que falar de vander e Rogerinho nem foram colocados no banco, para manter Lenadro mesmo o time jogando com 3 voalnte, dos quais só um presta, ele leva outro para o banco.
Primeira divisão vem aí, e nós precisamos de um treinador de ponta, pq esse que está é acustumado a treinar times pequenos, sem torcida e sem expressão
03/11 às 17:12
Pessoal,
Márcio Araújo é sim muito medroso, eu entendi sim o que o nosso amigo MARLON falou de ser bom ter 3 volantes para chamar Ávine e Arilton pro jogo, só que vocês mesmos viram o horroroso futebol de Arilton contra o Coritiba.
Tudo bem que de vez em quando ele dá um cruzamento certeiro na cabeça de Jael ou de qualquer outro, mas ele não é jogador pro Bahia. Como disse no meu texto e repito, Arilton fica dormindo na defesa e Ávine fica quase sozinho nas laterais.
No jogo contra o Paraná mesmo, tudo bem que o Arilton acertou o cruzamento que resultou em gol de Jael, mas quem sofreu a falta foi o nosso lateral esquerdo Ávine que estava atacando pela lateral direita.
Vocês viram também que o time do Bahia estava sem criatividade, quando Márcio Araújo colocou Ananias no lugar de Arilton o time foi pra frente. Ele criou jogadas, deu passes e outra vida ao time.
Então PELAMORDEUS, vcs ainda preferem o esquema de 3 cabeças de área no meio defensivo ou Ananias ou Vander ou Rogerinho ajudando Morais a criar?
Bom, essa é a minha opinião!
Um abraço a todos!
Tiago
04/11 às 22:43
Tiago compreendo o que vc flw, mas o Arilton é titular até o termino da serie B, pois é a unica opção que temos, pois o Bebeto ainda carece de maior experiência para fazer parte da equipe principal. Com relação a entrar com dois meias e dois volantes sou sim a favor, desde que tivessemos no elenco meias que soubessem marcar, pois dizer que Ananias, Vander e Rogerinho sabem marcar é brincadeira. Ananias tem uma grande deficiência e se quiser progredir no futebol tem que treinar muito é o chute ao gol o mesmo é ridiculo. O Vander tem que aprender que futebol é coletivo e não individual e é jovem pode consertar esta deficiência assim como voltar para recompor o meio. Rogerinho um jogador com 25 anos que não aguenta correr dois tempos de jogo deve procurar outra profissão além de ser individualista ao extremo. Fico vendo o Geraldo do Ceara que passou pelo Bahia o cara com mais de 35 anos corre o tempo todo assim como Magno Alves com 34 anos e jogador com 20 a 25 anos não quer correr e so receber bola no pé? Outra o Bahia vai subir acredito e confio, porem a maioria desses jogadores não tem condições de jogar a serie A.
04/11 às 23:23
Penso assim. Quando jancarlos se machucou, ele poderia ter optado por um jogador com característica de ala (não um lateral, como é o caso de Arilton), que no caso seria Bebeto ou improvisava Ananias nesta função (estava este tempo todo querendo ver isso, e no jogo do Coritiba vi que se ele treinar faz numa boa). O esquema não sofreria tanto. Caso contrário, abriria mão dos três volantes e colocaria dois meias (mas como disse a galera é muito arriscado a uma altura dessa).
O que vc está percebendo, Thiaguinho é justamente isso. Temos um esquema para se utilizar dois alas e temos em campo somente um jogador conseguindo fazer esta função.
Conclusão. Com dois meias acredito que Arilton renderia mais, e Ávine ficaria vunerável caso resolvesse atacar tanto. Com três volantes e apenas um ala Ávine fica livre, porém previsível. Portanto, acredito que se ele não confia em Bebeto, utilize Ananias como ala. Esta é a minha opnião!!!
Também acho Marcio Araújo inteligente, só que ele tá tentando se virar com este prejuízo do Bahia não ter conseguido acertar na contratação para a posição (que pode ter sido pelo fato de Renato preferir trabalhar com laterais e não Alas). Pensando agora, vejão como são as coisas, agora Apodi ou Carlos Alberto seriam esta opção que ele pretende utilizar e não consegue!!
05/11 às 8:48
Eri, tinha esquecido do Apodi realmente neste esquema ele iria produzir muito, pois não ficaria preso na marcação, mas a Diretoria mandou embora, pois o Senhor Renato Gaucho não quis o mesmo ai temos agora que contentar com os jogadores que tem no elenco. Outra o Bahia não priorizou em suas contratações nenhum meia de armação somente o Morais. Vamos pra frente creio que este ano acertamos bem mais com relação a jogadores do quem em 2009, mas proximo ano na serie A não podemos vacilar.
05/11 às 14:30
CERTÍSIMO CARO THIAGO!! O que acontece é que o time do Bahia fica previsívle e a falta de habillidade dos volantes facilita a marcação. Ao apertar um jogador habilidoso a tendência é que ele se livre da marcação principalmente tendo um ou mais comapnheiros no meio para ajudar na criação e que se movimentem , como era o esquema de Renato Gaúcho. Mas agora não veljo como uma situação enfrentada por Rentao por ter praticamente todos os meias machucados seja usado como esquema tático, daí nossa dificulade em criar jogadas. Mas vamos a frente, vai ser duro mas conseguiremos e depois adeus retranca, pois se jogarna Série A desse jeito é cair de novo..Abração colega.
05/11 às 16:50
Só assim pra essa merda desse tecnico colocar 2 volantes. Só falta ele improvisar um meia ofensivo como volante.
06/11 às 18:06
Pessoal, me sigam pelo meu twiter: @tiagoenrique_ba e Bora Bahia
07/11 às 0:12
Beleza Tiago irei seguir agora tambem me siga rsrsrs. Um abraço e continue sempre escrevendo com relação ao Bahia são poucos meninos de sua idade que se interessam em escrever, comentar e dar soluções para o esquema tatico de nosso tricolor. Um abraço.
07/11 às 7:15
Tiagão, estava ao seu lado e acredito que do lado de seu pai (Euclides) no jogo contra o Coritiba lá no PituAÇO e jamais esquecerei de você no Twitter mandando msgs para a nação tricolor em pleno o jogo! Concordo com você em genero, numero e grau. Precisamos arriscar um pouco mais, se bem que estamos a 3 rodadas do fim do campeonato e precisamos apenas de uma vitória para classificar o nboso time matematicamente. Um grande abraço!
10/11 às 11:59
Gente é absurdo vê Morais ANDANDO no meio campo e nós sofrendo dependendo só da sorte, uma hora ela acaba. Será que só esse medroso não ver que preferimos um Bahia mais ousado.
10/11 às 12:07
Futebol bonito todo mundo quer ver. Todos imaginam o Bahia com bons jogadores, com habilidade para fazer belas jogadas e belos gols. Mas precisamos ter um pouco de racionalidade e entender que MA agora tem apenas esses jogadores aí a sua disposição. Ele faz o possível com o que tem.
Rogerinho não joga bem a muito tempo. A única partida memorável dele foi no 3×0 contra o São Caetano aqui. Sempre que ele entra em campo recebe vaias do torcedor devido ao triste fato do “dedo”. É um jogador que precisa ser preservado agora.
O Vander não vinha com um aproveitamento muito bom, embora tivesse estalos de genialidade em algumas partidas. Enfim, ficamos do lado de cá imaginando que se este ou aquele jogador entrar, será a solução para todos os problemas. Mas apenas o técnico sabe o dia a dia dos jogadores e sabe aqueles que estão bem para jogar. Certamente, MA olha para Rogerinho, Vander e Ananias e vê grande jogadores ali, mas sabe que estes não estão atravessando um bom momento, enquanto outros estão.
Não acho MA covarde. Ele já tentou outros esquemas táticos, em que usava 2 meias e o time ficava mais vulnerável, tomando muitos gols. Com 3 volantes o time ficou mais estável na marcação, mas perdeu em criatividade do meio em diante. Mas os gols continuaram saindo devido ao bom aproveitamento dos laterais e dos nossos atacantes. Ele apostou nisso e está dando certo! Se está dando certo, ótimo! Continue assim. Se começar a dar errado, então é preciso rever e aí mudanças são necessárias.
Só tenho uma crítica ao estilo de MA: ele demora para fazer substituições que mudem a cara do jogo. Sempre deixa pra substituir lá pro final da partida, quando o leite já está derramado.
10/11 às 18:17