O BAHIA É NOSSO!!!
Amigos Tricolores,
A noite dessa segunda-feira (05/04), foi mais uma data marcante na história do Esporte Clube Bahia. E não foi especial porque ganhamos algum título ou inauguramos o nosso estádio, mas porque ficou claro que, aos poucos, o império dos ATUAIS E ETERNOS DIRIGENTES está caindo!!!!
A Assembleia ocorrida nessa data histórica não ficará marcada pela implantação das eleições diretas, afinal a mesma foi suspensa sem aprovação de mudança alguma. Mas, o que ficou claro é que a forma como as coisas sempre foram conduzidas não estão mais sendo aceitas, ninguém vai mais na reunião para dizer AMÉM!!!!
Está claro que o processo de conscientização da nossa torcida está acontecendo e já estão sendo colhidos os resultados.
Alguns questionarão: que resultados????!!!! A Assembleia foi cancelada e não foi aprovada mudança alguma nas leis do clube!!!!
É verdade, mas em compensação, a proposta malígna do Sr. Marcelo não pode ser imposta e enfiada “goela abaixo”. Vale lembrar que o texto que queriam que aprovasse não foi publicado no site oficial ou sequer foi lido previamente, tanto na reunião do Conselho de junho de 2009, como na Assembleia dessa última segunda.
Em resumo, por incrível que pareça, os dirigentes ainda tinham a ilusão de que os sócios aprovariam mudanças tão importantes no estatuto sem ao menos saberem no que estavam votando!!!!! Ledo engano, AS COISAS MUDARAM… DE VERDADE!!!!
Desde a fundação do grupo Revolução Tricolor, o qual me orgulho muito de ter sido integrante e um dos fundadores, foi plantada uma semente que, em menos de dois anos, já está começando a brotar. Para quem ainda não sabe, os sócios podem convocar Assembleia, mudar as leis do clube e até destituir o presidente!!!!!
Isso tudo deve servir para incentivar, ainda mais, a ASSOCIAÇÃO EM MASSA, visto que esse é o único caminho para salvar o Tricolor de Aço, patrimônio do povo e da cultura brasileira.
Saudações Tricolores!!!!!
Euclides Almeida
www.semprebahia.com
Powered by Twitter Tools
Acho fundamental a associação do torcedor apaixonado por esse clube, mas as condições para isso estão muito aquém do que esperamos. Sou sócio Bora Bahêa e pago todos os meses R$ 25,00 mesmo com essa incerteza sobre a possibilidade do sócio torcedor poder votar ou ao menos participar de decisões importantes como essas. Gostaria muito de ter uma participação maior, os sócios patrimoniais não são melhores que aqueles que se associaram com esse valor mais barato. Precisamos lutar para que assim como eu, aqueles que fizeram esse plano possam também participar desses pleitos.
06/04 às 17:38
Magnanima vitória,que possamos todos compreender a linha divisoria e imaginaria que estamos transpondo,a historia marcará estes momentos como transformadores,uma pena que alguns façam questao de ficar do lado obscuro,numa tentativa infrutífera de se apegar do que nao tem dono
Mas parabéns a voces do site,numa cobertura tb épica e inigualável,ainda mais para nós ,que do interior ficamos refens de um jornalismo nem sempre imparcial,elegante,competetnte e ACIMA DE TUDO altruísta
Continuemos na luta
PS O site só precisa de mais partners,estamos na luta,tentando…
06/04 às 17:48
Caros tricolores,
A oposição tricolor, além de não ter um projeto de recuperação do clube que possa ser apresentado para a discussão ( para evitar mal-entendidos: a situação também não tem projeto nenhum, nem mesmo um de curto prazo para elevar o time à série A), age como todas as oposições: quer se aproveitar de que a grande massa de torcedores que frequenta os sites não é politicamente informada para tentar transformar derrotas em vitórias. Mas ela talvez tenha razão: ela ganhou publicidade e pode alegar a intransigência da situação. Por sua vez, a situação também ganhou: tudo continua como dantes no quartel de abrantes, e ela ainda pode alegar a intransigência da oposição. Quem perdeu, ou usando um termo menos asséptico, quem se FODEU foi o Bahia.
06/04 às 17:55
Paguei o Bora Baêa 1 ano inteiro (antecipado) e agora tenho direito a que? A NADA!
Honestamente, com essa diretorai indecente do Bahia não me associo mais. Ser sócio para financiar as regalias dessa galera é ser muito otário!
06/04 às 18:01
Marcos,
Aconselho todos a comprarem o título de SÓCIO PATRIMONIAL. O BORA BAHEA ainda não tem poder algum, ainda não vale pra nada, a não ser ter direito a pagar meia entrada.
06/04 às 18:02
Nota do Site oficial do Esporte Clube Bahia: “Todos aqueles sócios que pediram a oportunidade de falar e expor suas opiniões foram ouvidos.
Representantes da ABL, Revolução Tricolor e outros membros de oposição apresentaram emendas, que divergiam de alguns artigos da proposta original do estatuto. Com isso, o Presidente Marcelo Guimarães Filho sugeriu votar apenas o texto base do estatuto, o que aconteceu e foi aprovado.
As onze emendas propostas pelos sócios citados serão votadas em uma nova assembléia, que será convocada para realizar tal apreciação.”
Resumindo, o presidente aprovou o que quis, e o que não quis empurrou com a barriga até que conseguirá que caia no esquecimento. Lamentável, muito triste…mas, nada disso importa, o que importa é que o “Grande” Mendes (fraquinho fraquinho…só quem gosta dele é o pai, Sílvio Mendes) vai estrear!!
06/04 às 18:06
O Título de Sócio Patrimoniial da direito a que?
O outro blog, ECBAHIA, escreveu nas áreas de sobe e desce: Sobe a Ridicularidade “O que o ex-presidente Marcelo Guimarães fez na assembléia foi ridículo, típico de um ex-político ultrpassado e investigado pela Polícia Federal. Quando a gente imagina que o clube pode dar um passo à frente, ele arma uma cena digna dos coronéis do passado”
Desce: O BAHIA “Enterrado na Série B, sem dinheiro, sem respeito, sem credibilidade. O Bahia mais uma vez perdeu a oportunidade de evoluir na sua história. Os torcedores querem participar do clube e ajudá-lo a crescer. Pena que os senhores feudais não deixam. Basta!”
Será que vão ser processados por isso? Pelo menos é a verdade né?
06/04 às 18:11
chegou a hora de toda nação tricolor se associar para podermos brigar mais pelo nosso clube vamos la pessoal vamos lutar pale nosso clube,ja quebramos uma barreira emj breve vamos chegar la sem luta não existe vitoria.
06/04 às 19:21
Aos amigos do Sempre Bahia.com:
“Coragem (do latim coraticumff, reinventada por Rebeca Lara) é a habilidade de confrontar o medo, a dor, o perigo, a incerteza ou intimidação. Pode ser dividida em física e moral. O homem sem temeridade motiva-se a ir mais além. Enfrenta os desafios com confiança e não se preocupa com o pior. O medo pode ser constante, mas o impulso o leva adiante. Coragem é a confiança que o homem tem em momentos de temor ou situações difíceis, é o que faz viver lutando e enfrentando os problemas e as barreiras que colocam medo, é a força positiva para combater momentos tenebrosos da vida”
Reflitam!
06/04 às 20:01
Ouvi dizer que tem se criado muita burocracia para a venda de título de sócio remido. É verdade? Um amigo meu disse que tentou e não conseguiu!
Se não, como faz para comprar?
Valeu!
06/04 às 20:06
Marcos,
Concordo plenamente, o direito de decidir e votar deve ser igual para o torcedor sócio de todas as classes sociais. Distribuir o poder é essencial para o desenvolvimento do clube.
06/04 às 20:28
Jorge,
Se nós tivéssemos medo não estaríamos nos expondo da maneira como estamos fazendo.
Estamos enfrentando essa falta de democracia dos ATUAIS E ETERNOS DIRIGENTES há muito tempo. Ajudamos a criar e fazer crescer a Revolução Tricolor, lideramos passeata e carreata contra a candidatura de MGF, representante do continuísmo. Já demos entrevista em rádios, jornais e até em TV…
Nunca escondemos os nossos nomes e a nossa cara… isso é ter medo?????!!!!!!
Agora, em nosso ambiente democrático e civilizado de debate não permitimos agressões de nenhuma forma e comentários que possam incentivar a violência como o que voce fez devem ser retirados SIM, pois temos RESPONSABILIDADE e não medo.
06/04 às 21:09
Nilo,
Na verdade voce quis dizer sócio patrimonial, pois sócio remido não tem sido colocado mais à venda.
Para comprar o título de sócio patrimonial não está tendo mais dificuldades. Basta dirigir-se à Sede de Praia e procurar nosso amigo Mário Adorno. Leve sua documentação (identidade, comprovante de residência) e pague R$ 200,00 pela jóia (pode ser dividida em 5 vezes).
A partir daí, basta pagar a mensalidade de R$ 20,00 e participar da vida política do clube.
06/04 às 21:15
Isso mesmo Euclides, quis dizer sócio patrimonial e disse remido.
Direito a voto só com 01 ano de “sociedade” não é isso? E tem mais algum benefício nos jogos? Ou outra coisa qualquer?
Pelo que entendi, programas como Bahia VIP e Bora Baê dão vantagens mas não direito a voto, correto?
Valeu pela ajuda
07/04 às 0:49
Elton Sera: “Todo torcedor do Bahia tem consciência de que a situação caótica que o clube vive não é de hoje. Por isso, creditar ao presidente Marcelo Guimarães Filho toda a lambança administrativa dos últimos anos chegava a ser injusto.
Chegava.
O atual cartola-mor do Tricolor de Aço teve a oportunidade de mudar os rumos do clube, abrindo-o para seus sócios votarem diretamente para presidente. Numa assembleia que tinha tudo para ser a mais importante dos 79 anos de clube, foi a mais patética da história.
Após convocar membros da oposição para discutir pontos divergentes do estatuto, Guimarães Filho encerrou a assembleia depois de uma votação feita ao seu bel prazer, o que gerou revolta aos sócios presentes.
O mais curioso foi, segundo relato do meu amigo e jornalista Éder Ferrari, o ex-presidente Marcelo Guimarães ordenar, ao belo estilo Augusto Pinochet, que seus “correligionários” provocassem uma confusão e a consequente suspensão da democracia.
Marcelo Guimarães Filho poderia entrar para a história do Bahia, e conseguiu.
Mas pelo basculante do porão.
Se todo o caos que o Bahia vive nas últimas décadas tem culpados, nesta segunda-feira, ele passou a ser um deles.
Juntinho com o pai.”
Muito Bom
07/04 às 1:07
Joelson,
Perfeitas as suas observações. Concordo em gênero, número e grau. Diante do que vemos, se não houver uma atitude firme por parte de Tricolores, inclusive por meio judicial para, por exemplo, anular a assembléia que foi marcada por erros grosseiros, estaremos ajudando MGF a manter a crença de que nada acontece de prático, de efeito, se agir da forma truculenta, antidemocrática e coronelesca que vem gerindo o BAHIA, copiando com perfeição e até aprimorando seus antecessores.
Saudações Tricolores!!
07/04 às 6:51
É isso mesmo, Nilo. Pelo estatuto atual, o sócio patrimonial tem direito a votar com um ano de associação.
Nessas promoções que MGF tem lançado onde o sócio está pagando meia, o sócio patrimonial também tem esse direito, eu mesmo compro meia com minha carteira de sócio.
E tem mais, na proposta que MGF queria impor, o sócio patrimonial teria sua carência aumentada de 12 meses para 18 meses para poder votar, é mole?
Os sócios Bora Bahea e Bahea VIP são somente para promoções de compra de ingresso, ainda não dão direitos políticos.
07/04 às 7:54
Parabens pelo texto euclides!!!
E valeu mesmo por ter participado da RT e considero vc é um membro honorario e sempre presente quando preciso for!!
07/04 às 11:00
Boa Tarde Euclides no que min consta o plano bora bâea nos dar dereito de votar apos 12(doze) meses de carência. Pois foi por este motivo que eu me tornei soçio. Sendo isto que vc comenta seja verdade as coisas estão piores do que eu pensava.
como posso fazer para me torna membro da revolução tricolor e ser soçio patrimonial????????
07/04 às 12:39
Boa Tarde Euclides no que me consta o plano bora bâea nos dar dereito de votar apos 12(doze) meses de carência. Pois foi por este motivo que eu me tornei soçio. Sendo isto que vc comenta seja verdade as coisas estão piores do que eu pensava.
como posso fazer para me torna membro da revolução tricolor e ser soçio patrimonial????????
07/04 às 12:39
07/04 às 12:43
Oi Euclides,
Vc ainda não me respondeu como faço pra ser sócio patrimonial estando aqui no Rio de Janeiro, existe essa possibilidade?
Acredito mt que vcs não tem medo de enfrentar essa corja que está formada no Bahia, mas tenha mt cuidado, pois quem tem coragem de prejudicar toda torcida do Bahia, pode querer calar a boca de psssoas como vc !
Conta comigo pra o que precisar nos jogos do Bahia aqui no RJ, pois esse jogos serão próximo a minha casa, estarei a disposição pra ajudar.
Um grande abraço e fica com Deus !
07/04 às 14:12
Leandro Fernandes,
Muito obrigado pelas palavras. Também lhe parabenizo pela incansável luta!!!!
07/04 às 17:14
Marcos Lima,
O Plano Bora Bahêa está sendo vendido com a promessa de poder votar pra presidente, mas isso depende da mudança no estatuto, ou seja, se o mesmo não sofrer as modificações, voce não terá direito à muita coisa não.
Pra ser sincero, tenho dúvidas se dará direito à participação com voto nas assembleias… precisamos consultar um especialista.
É tudo muito nebuloso e não há garantia de nada. O melhor mesmo é ser sócio patrimonial, pois esse EXISTE DE VERDADE e, em um ano, lhe dá direito a participar com voto nas Assembleias.
07/04 às 17:18
César Santiago,
O telefone que pode esclarecer isso é o (71) 3489-0115, da Sede de Praia. Procure o Sr. Mário Adorno, gente muito boa.
Tentarei falar com ele também…
Outra coisa, não adianta tentarem me calar, pois existem milhares de torcedores iguais ou muito mais combativos do que eu… Existem pessoas como Leandro Fernandes, Fábio Domingues, Vítor Ferraz, Ivan Carvalho, Marcus Vehine, Pedro Cordier, Fernando Jorge, Nestor Mendes Jr., Mário Jr, Emanuel Vinicius, Emanuel Vieira, Lucas França, Moura, Tadeu Sena, etc. etc. etc.
Outra coisa, o tempo de Toinho já acabou… não há mais espaço para esse tipo de coisa!!!!!
Grande abraço!
07/04 às 17:28
Euclídes obrigado pela informação, mas vou procurar tomar minhas providencias, pois o maior motivo de se tornar sócio do bôra baêa foi o fato de poder votar, pois me tornei sócio desde começo do programa e caso não se torne verdade o fato do voto! Vou pedir para ser rersacido das mensalidades pagas! Tambem gostaria de saber como posso fazer parte da revolução tricolor????????
07/04 às 20:40
Caro Euclides,
Eu sou Sócio do Bora Baêa, sabendo dessas circunstâncias, vou fazer o Titulo de Sócio Patrimonial, porque quero mudança, diante disso, Todos nós estamos errando. Porque? deveria ser feito uma reunião com conselheiros e responsáveis dos sites tricolores, para fazer uma campanha, nos determinados sites explicando que o Titulo de Sócio Patrimonial dar direito a voto (depois de 12 meses) nas assembléias, podendo convocar assembléias e até destituir o presidente. Sendo que a campanha seguiria a seguinte linha, fazer com que todo associado se cadastrar-se em um banco de dados, que estaria disponivel nos determinados sites e um contador no site com a quantidade de associados cadastrados. Com isso saberiamos com quantos sócios poderiamos contar, nisso sabendo que nesta última assembléia só compareceram cento e poucos sócios, pensem nisso, não somente no site mas com panfletos nos jogos explicando sobre esses detalhes, ai sim daqui a um ano podemos fazer o que desejamos, mas todos unidos.
JSC
07/04 às 20:40
JSC,
otima ideia, eu aqui de recife se tiver a oprtunidade de comprar e pagar por aqui com certza me associo, e caso esse estatuto não mude, podemos atraves desse banco de dados solicitar o mudança ou a retirada dessa corja atraves dos socios,
contem comigo.
acredito que a RVT pode ficar a frente desse processo
07/04 às 21:10
Marcos Lima,
Faz um contato com a RT através do e-mail: contato.revolucaotricolor@gmail.com e entra tambem no site: http://www.revolucaotricolor.com.br. Com certeza, será muito bem recebido por eles, que são torcedores iguais a todos nós!!!!!
Sobre o Bora Bahêa, o que posso dizer é isso, até que o estatuto seja mudado não dá direito a votar pra presidente, aliás nenhum sócio ainda tem esse privilégio.
A grande dúvida é se o Bora Bahea dá os mesmos direitos políticos do sócio patrimonial, ou seja, se depois de um ano dá direito a votar nas assembleias…
Para se associar como PATRIMONIAL, tem que ir à Sede de Praia e procurar Mário Adorno. Otítulo custa R$ 200,00 (pode ser dividido) e a mensalidade custa R$ 20,00.
O telefone da Sede é 3489-0115
08/04 às 8:42
JSC,
A Revolução faz esse tipo de trabalho, eles tem um cadastro com o nome e o título de diversos sócios cadastrados.
08/04 às 8:45
Como minha grana sai no dia 10, no dia 12 irei me associar.
Pois realmente só assim para mudarmos alguma coisa.
Mas acho que devemos cobrar mais da imprensa, ao inves de ligarmos para falar de juiz, bandeirinha, deviamos cobrar deles uma posição.
Não vejo em nenhuma entrevista de MGF perguntas incisivas sobre o tema.
E um dia desses vi o Cabuz falar que era contra Eleições diretas.
Claudio Ehl
08/04 às 12:34
Na medida em que mais torcedores vão se conscientizando, mais torcedores pressionarão os dirigentes e até a imprensa.
Por enquanto, a maioria dos ouvintes das rádios só ligam para falar quem jogou bem ou mal… quem foi contratado, se o técnico é feio ou bonito…
08/04 às 17:52
Euclides, apesar do seu belo texto, não posso concordar.
Você reputa como grande conquista o fato de agora os “eternos” saberem que a Torcida não engole mais goela abaixo as suas decisões. mas eu lhe pergunto: SIM, E DAÍ?
Euclides, associar não vai mudar nada! Não vai mudar, porque as votações, imposições e quaisquer outras atitudes estarão cobertas por um estatuto defasado e obscuro que TÍNHAMOS condições de mudar. Com um grande prazo, MAS COM CHANCES DE MUDAR!!!! E agora? Quando isso vai acontecer?
Poderíamos ter abastecido o caixa do clube, e prepararmos uma frente de conscientização para a mudança. MAS ISSO AGORA É IMPOSSÍVEL.
E sabe porquê? Porque, como disse antonio oliveira, infelizmente a oposição não é unida e também não tem um plano traçado, pois se tivesse teria aceitado este estatuto já visualizando as reformas…
09/04 às 16:39
Caro Marcão,
Concordo com você e vou um pouco mais longe: por que a oposição acredita que os novos sócios, ou os já associados que não compareceram à Assembléia, votariam em comum acordo com uma oposição que não tem projeto de recuperação do clube? Estou falando de projeto de reabilitação com a devida apresentação dos meios e dos recursos para execução dele, porque fazer ou reformar Estatuto é fácil, assim como fazer/reformar Constituição: um pouco de demagogia aqui, outro tanto de bravatas ali e muitas ambiguidades acolá…Os novos associados podem se interessar apenas em ajudar financeiramente o clube e não em servirem de massa de manobra seja nas mãos da situação seja nas da oposição.
09/04 às 20:48
Perfeito Antonio! E tem mais: Por que a oposição não se baseia na nova diretoria do Santos? Uma diretoria que chegou com um pacote PRONTO. Apto a funcionar! Chegou já com os diretores, os FINANCIADORES, o marketing, TUDO PRONTO!!!!!!!!!!!!
A oposição do santos também não concordava com diversos pontos do estatuto da antiga situação, mas no entanto ENCAROU AS ELEIÇÕES e em cima de propostas CONSEGUIU ARREGIMENTAR OS VOTOS NECESSÁRIOS PARA AGORA FAZER AS MUDANÇAS PERTINENTES!
O que a oposição do Bahia fez, foi mostrar que INFELIZMENTE o Bahia continuará dominado, só mudando as mãos. A TORCIDA QUERIA APROVAR O ESTATUTO!
09/04 às 22:24
Marcão,
Não acho correto estabelecermos um sistema rígido onde exista apenas um grupo de oposição e um de situação. Isso não é verdade.
A campanha de associação em massa, iniciada com o surgimento da Revolução Tricolor, não está apoiada em nome algum, não está ligada nem a Fernando Jorge, nem a Rui Cordeiro nem a ninguém. Essa é a grande sacada!!!!
A intenção é que seja implantado um sistema democrático no clube de forma a fazer com que surjam novos líderes, novas idéias, etc. Mas, sem esse ambiente democrático, não tem como termos nada diferente, ficarão sempre os mesmos na oposição e na situação, o que também não é bom.
Os sócios são os verdadeiros donos do Bahia, é uma pena que quase ninguém percebeu isso, inclusive voce que eu considero muito esclarecido. O Bahia é um clube, não tem dono. O que está em questão é que o mesmo grupo quer dominar a vida inteira e sem abrir possibilidades de testarmos outras pessoas.
Se voce se associar, participará das assembleias e perceberá como é obscuro, como é desorganizado o nosso clube. Isso tem que acabar. E somente os sócios terão força para fazer isso. A nossa torcida é enorme e precisa participar mais
11/04 às 13:30
Outra coisa, a Assembleia foi suspensa por MGF, ou seja, ele foi o responsável por não termos tido mudança alguma.
11/04 às 13:33
Mas Euclides, como é que a oposição, pode estar querendo mudar a atitude no Bahia, se ela própria apóia as mudanças somente se beneficiarem SEUS interesses? Como é que se pode trabalhar com um discurso – associação em massa – e adotar uma postura CONTRA a associação em massa (pelo menos desta vez se mostrou contrária quando não aprovou o estatuto)?
Euclides, se a proposta (por mais errada que esteja) fosse aprovada, provavelmente hoje estaríamos com uns 10 mil sócios! Campanha de marketing e participação mais efetiva dos Torcedores!
O que foi que a oposição fez? TRANCOU TUDO! Mandou o recado: – ou é do NOSSO jeito, ou de jeito nenhum! Que medo é esse de não conseguir conquistar a mente do Torcedor? Não haveria a mudança, MESMO QUE LONGÍQUA?
e tem mais: QUAL A REAL PROPOSTA OPOSICIONISTA? Até agora não consegui percebê-la. Só se fala em debates, democratização, reunião e passeatas, MAS AFINAL QUAL A PROPOSTA?
O santos passou por um momento similar ao do Bahia, com uma diretoria estagnada que vendia seus principais jogadores. A oposição de lá, se organizou, arregimentou contatos, APRESENTOU UMA PROPOSTA, e hoje o Santos está com esse belo time, e com dinheiro em caixa…
Me desculpe, mas esse papo de “não está apoiada em nome algum, não está ligada nem a Fernando Jorge, nem a Rui Cordeiro nem a ninguém. Essa é a grande sacada!!!!” é conversa de quem não tem um LÍDER capaz de renovar o Bahia.
Não existe oposição sem alternativa, pois se não estaríamos tratando de discurso vazio. reclamando só por reclamar.
Sabe porque a diretoria é “eterna”? Porque lá eles estão fechados em objetivos, e a oposição passa a vida nas resenhas, internet, discurso nas derrotas…
12/04 às 16:23
Marcão,
Não existe A PROPOSTA DA OPOSIÇÃO, existe uma proposta da Revolução Tricolor, uma do grupo Bahia Livre, uma de Rui Cordeiro e tinha uma outra de um sócio independente que protocolou na assembleia.
Outra coisa, não foi A OPOSIÇÃO que barrou a proposta de MGF, afinal nem teve votação e o novo estatuto não foi aprovado, muito menos reprovado. A Assembleia foi SUSPENSApelo presidente!!!
E mais… quem estava na Assembleia não foi um grupo de fulano ou de ciclano, foram diversos sócios de diferentes origens que estão insatisfeitos…vamos para de achar que todo mundo que está contra os ATUAIS E ETERNOS DIRIGENTES fazem parte de um mesmo grupo!!!!!
Outra coisa, a proposta do jeito que MGF estava tentando impor não levaria a termos 10.000 sócios NUNCA, nem aqui nem na China!!!!! Tenho certeza disso!!!!! E sabe por aqui, porque ninguém é OTÁRIO de acreditar em uma “eleição direta” onde o sócio teria o “grande prazer” de votar entre RUI ACCIOLY ou Marcelinho, por exemplo…
E mais, a renovação de apenas 1/3 do Conselho é o fim da picada!!!! Em resumo, o Conselho continuaria em sua total maioria do grupo dos ATUAIS E ETERNOS DIRIGENTES por, no mínimo, mais 9 anos!!!!!!! Enfim, o Bahia precisaria de mais uma década para tentar conseguir implantar o INÍCIO DE UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA… será que podemos esperar tanto????
Agora, eu concordo contigo em uma coisa, precisamos de uma liderança forte, talvez um ex-ídolo, ou um artista carismático para tomar a frente de um projeto único para salvar o Bahia… isso daria força para mudarmos muita coisa!!!! O problema é que quando não vivemos em um ambiente democrático, fica difícil surgirem novas lideranças!!!!
Abraço!
13/04 às 13:40
Perfeito, Euclides. É por aí. Agora que tem muito bla-blá-blá, tem. Que tem muito “protesto protocolado”, tem. E eu acho que é disso que a galera tá um pouco cansada, sabe? A maioria das pessoas não aguenta mais ouvir falar em oposição no Bahia… não dá “em nada”, é quase um ectoplasma (só mesmo os mais sensitivos pra ver e crer), bota 40 mil na rua e não muda nada, etc., etc. Eu mesmo acho as atitudes de alguns “opositores” uma babaquice, mas…
Agora, Marcão, Antonio e outros precisam perceber que, ao pensar diferente, a se manifestarem contrários aos métodos dos atuais gestores e donos do clube, também passam a ser oposição, já que não concordam com essa situação que tá aí. Mesmo que não se identifiquem com outros opositores. Assim é a política e a gente não pode ser ingênuo, achando que o poder vai mudar de mãos através de cabeças que pensam igual.
Acho que existem duas questões aí:
- É melhor haver uma troca (real) de poder, do que continuar como está;
- Falta uma oposição forte em liderança, propósitos, com atitudes firmes, objetivas e de resultados práticos.
Programa de governo, digamos assim, se constrói na caminhada, abarcando os pensamentos diferentes e buscando apoios e alianças.
Nos últimos tempos ressalvo algumas atitudes interessantes: a passeata dos 40 mil, os protestos vinculando a imagem do presidente-político ao de um ditador antidemocrático, e a resistência feita in loco, na Assembleia farsante.
13/04 às 18:44
Paulo Fontes, concordo com quase tudo que você disse, exceto em alguns pontos específicos.
Não me considero oposição, pelo simples fato de não tomar um ponto de vista eternamente contrário, como vem adotando alguns oposicionistas. Vi, e vejo alguns pontos bastantes acertados da diretoria, como por exemplo a reforma do fazendão, a construção da academia, o departamento de fisiologia etc. Mas como bom imparcial que tento me manter (juro que com os resultados em campo, isso é cada vez mais difícil), também não posso deixar de fazer críticas aos erros que percebo.
Acho que a mudança se faz necessária, não só pelas questões suscitadas pelos oposicionistas, mas também para “oxigenar” o Bahia e a Torcida.
No entanto, aqueles que enquadro como oposicionistas, se mantém cerrados em suas opiniões que esquecem de todo e qualquer acerto.
Não ter aprovado o estatuto, por exemplo, pra mim foi falta de fé em seu próprio projeto de “tomada do Bahia” através de propostas para os Torcedores. Por mais demorada que fosse ocorrer a mudança, ela ia ocorrer! Agora pergunto: QUANDO VAI OCORRER?
A maioria dos oposicionistas pediram que todos votassem contra, sem no entanto dizer COMO FAZER PRA MUDAR A DIRETORIA, COM O ESTATUTO DO JEITO QUE ESTÁ! Isso pra mim não é proposta,programa de governo, ou alternativa!
Restou o quê aos Torcedores? NADA. Se o estatuto deixaria a diretoria no poder por mais 9 anos, com o atual ela pode ficar por 90 (se o Bahia durar até lá…)
Apesar de dar muito crédito aos comentários de Euclides, que trabalha muito mais pelo Bahia do que eu que sou apenas um Torcedor de arquibancada, não posso concordar que a assembléia tenha sido suspensa por MGF. Formalmente sim – só ele tinha esse poder afinal – mas CONCRETAMENTE que encerrou foram os oposicionistas, que já foram à assembléia com esse intuito. Ora, queriam votar contra. A assembléia foi suspensa (o estatuto não foi aprovado). CONSEGUIRAM O QUE QUERIAM. E ainda botam a culpa em MGF… é muito blá-blá-blá, como você mesmo falou.
Abraços
13/04 às 23:34