Sempre presente na vida do primeiro campeão brasileiro.

  • Até o Ministro Geddel quer eleições diretas no Bahia

Apesar de companheiros de partido, políticos não se entendem quando o assunto é o Esquadrão de Aço.


08/02 - 22:35  Por: Euclides Almeida

A polêmica em torno da pressão política que a torcida do Bahia começou a fazer em cima do PMDB já está dando o que falar…

Depois das faixas de protesto que apareceram em Pituaçu por iniciativa da Revolução Tricolor e das  inúmeras campanhas organizadas no Orkut contra o partido de Marcelo Guimarães Filho, até o Ministro Geddel Vieira Lima, declarado torcedor tricolor, passou a fazer pressão no atual presidente do Bahia.

Em uma manifestação escrita em seu Twitter, Geddel declarou sobre a atuação do time após o triunfo diante do Atlético de Alagoinhas: “Essa vitória do Bahia não me convence. Esse time é uma m… Marcelinho, acorda, contrata jogador, ou então deixa algum outro tentar fazer.”

geddel-twitter

A repercussão foi imediata e as pessoas começaram a mandar mensagens para o Ministro, que não fugiu do debate e chegou a escrever mais sobre o tema:

ednofedulo: Eu quero ver é cobrando eleições diretas no clube. Todos os politicos do PMDB são mentirosos que nem MGF?

Geddel: Acho sim que as eleições diretas são um caminho para o Bahia. Democratiza o clube e divide responsabilidades sobre erros e acertos.

E não parou por aí, Geddel Vieira Lima respondeu outros seguidores de seu microblog:

joaobani: Bom dia…Por favor, convença Marcelinho a deixar o Bahia nas mãos da sua torcida através de eleições diretas JÁ!

Geddel: Defender eu defendo, lutar eu luto,agora convencer o Dep. Marcelo…coitado de mim.

aacneto: Você sabe que essa má administração de MGF no Bahia com certeza complicará suas pretenções políticas, nao é? Vai fazer o que?

Geddel: Não meu caro. Futebol é futebol. Manifesto-me sobre Bahia como torcedor, gosto bom futebol. Se quiserem misturar com politica paciência.

aacneto: A torcida tricolor não votará em um incompetente para ocupar nenhum cargo importante..Abra os olhos de MGF. ST

Geddel: Em quem a torcida tricolor vai votar, ela vai decidir depois de ouvir propostas dos diversos candidatos, é o que penso.”



  • 26 Comentários



  • Faça seu gravatar

  • Iulo Lôbo disse:

    Prezados Euclides e Pedro,

    Eu acho que toda e qualquer conotação política com futebol é desnecessária. Gostaria muito que este tipo de colocação fosse retirado do SempreBahia, que até hoje me pareceu um excelente local de debates e propostas em cima do clube que tanto gostamos.

    Nossos políticos não são bons exemplos de formadores de opinião. Vamos nos basear e buscar avançar em cima modelos administrações desportivas de excelência, coisa que nenhum político vai nos proporcionar.

    Saudações tricolores.


    08/02 às 23:37

  • Lequinha disse:

    Acho que ele tá se metendo onde não deve ( minha opinião).Não gostei dessa parte de ” esse time é uma m…” não concordo acho que tem bons jogadores no Bahia. Ele só tá preocupado com o partido dele. Sei lá…


    09/02 às 8:35

  • Euclides Almeida disse:

    Amigos Tricolores (em especial Iulo Lobo),

    O Sempre Bahia é um canal para tratar de TUDO relacionado ao Bahia, seja no âmbito político, dentro de campo, nas arquibancadas, na história, etc. Se um cantor famoso, um artista ou um político falar algo de relevante sobre o Bahia porque não mostrarmos?

    O que Geddel escreveu mostra que a situação de Marcelo Guimarães Filho perante a torcida está incomodando o seu partido…

    O que está em questão é que o protesto que boa parte da torcida está fazendo para boicotar o PMDB está realmente dando resultado e pode inteferir diretamente na política interna do clube.

    Se a política sempre se aproveitou do futebol, porque a torcida não pode beneficiar o seu time de futebol através da política? É algo para se pensar!!!!!

    O maior sonho da Nação tricolor é ter um clube com ELEIÇÕES DIRETAS, mas infelizmente um grupo se acha dono e não atende a esse anseio…

    Grande abraço!


    09/02 às 9:38

  • Ney disse:

    Ñ querendo defender MGF.Mas,se analisarmos friamente,a culpa dele e a menor.Os grandes culpados nós sabemos quem são…A unica culpa dele é querer fazer do Bahia um palanque politico.Pq de administrar clube,ele ñ entende absolutamente nada.O melhor seria q ele saisse numa boa.A torcida do Bahia até q ñ tem raiva dele (é o q me parece)Pq na minha opnião,MGF está sendo o unico,q está tentando alguma coisa,o q lhe falta é malicia.É por isso q eu acho q ele teria q cair fora,adquirir mais experiêcia e quem sabe? voltar e arrebentar.Pensa nisso MGF….


    09/02 às 9:57

  • Iulo Lôbo disse:

    Prezado Euclides,
    Vamos ser bastante honestos. Eu não estou aqui para defender ninguém, muito menos a administração bizonha de Marcelinho, mas é certo que em todas as eleições pelas quais ele passou não houve qualquer vinculação do nome dele ao Bahia. Isso é certo.
    Até hoje vejo Marcelinho político totalmente dissociado do cargo de Presidente do Esporte Clube Bahia. Em todas as falas dele sempre foi extremamente cuidadoso em separar as coisas.
    É bom revermos todas as notícias e fatos para comprovarmos isso. Mesmo com a reforma de Pituaçu e outros fatos que aconteceram eu não lembro de ver uma imposição política de Marcelinho. Pode ter havido interferência e influência sim, mas nada que lembrasse o que Maracajá e Osório faziam no Bahia, nem o que Paulo Carneiro fazia no Vitória.
    Eu já me manifestei várias vezes contra a permanência de Marcelinho em razão de não achar que ele possa ter os dois cargos. Há prioridades na vida pública como representante do povo e há prioridades em um clube na situação que está o Bahia nestes últimos anos, ainda mais que ele faz parte do grupo que domina o clube há anos.
    Podemos citar o que um cantor famoso diz sobre o Bahia, o que um político diz sobre o Bahia, mas o que acho principal é não nos basearmos por este tipo de pejoratividade, como se o Geddel fosse dar um puxão de orelha em Marcelinho.
    Se o Geddel quer participar da vida do clube que ele se associe e expresse sua indignação. Que exija eleições diretas como nós estamos fazendo e não dizendo para todo mundo que o time é uma m…
    Esse estilo é próprio dele, pejorativo e desqualificador.


    09/02 às 10:05

  • Pedro Cordier disse:

    Se JÁ É UMA TAREFA HERCÚLEA tentar soerguer um time na situação em que se encontra nosso combalido e amado Tricolor, imagine concatenar tal atividade com a de Deputado Federal…

    Agora imagine esse mesmo cenário… só que num ano de eleição, quando o mandatário do povo em questão tentará a reeleição e precisará viajar por toda essa nossa Bahia querida… imaginou?

    Pois essa é a nossa realidade…


    09/02 às 10:05

  • Santana disse:

    Não sei se eleição diretas sejam a solução dos poblemas do Bahia, mais sim a transparências com a administração que é feita , pois o tempo de abnegaçao nos clubes acabaram , hoje o que importa é a profissionalização de setores com metas e obejetivos a serem atingidos de formas transparentes , pois o futebol deixou de ser coração pra quem dirige e sim razão, Já o geddel ele só quer aparecer e pegar uma ponga no já cobalido e ferido Tricolor se posicionando como um sangue suga,ao invés de pedir urgencia para que o tal carneiro que dirige muito mal Salvador pegue a caneta do bolso e assine os transcom, para que o Tricolor possa por em dias as suas já falidas finanças, e não esperar para fazer campanha em cima disso como eles devem estão planejando.FORA mgf,geddel, e toda sua corja e deixe o ESPORTE CLUBE BAHIA PARA OS QUE QUEREM UM CLUBE GRANDE DE VERDADE.!!


    09/02 às 10:08

  • Pedro Cordier disse:

    Iulo Lôbo, também não vejo com bons olhos esses pitacos oportunistas do Ministro pra tentar agradar a torcida Tricolor…

    Ele tenta se colocar na confortável posição de “se não der certo eu e meu partido não temos nada a ver com isso”…

    Nesse ponto é que concordo com Euclides quando ele diz: “(…) o protesto que boa parte da torcida está fazendo para boicotar o PMDB está realmente dando resultado (…)”

    Como não temos vínculo com NENHUM PARTIDO OU GRUPO, noticiamos o que Geddel falou, assim como noticiaríamos o que ACM Neto falasse ou o que Nelson Pelegrino falasse, mas SOMENTE SE O ASSUNTO FOSSE O ESPORTE CLUBE BAHIA, objetivo da existência desse espaço democrático, blz?

    Forte abraço a todos e obrigado pela participação…


    09/02 às 10:21

  • Joselio cunha disse:

    essa campanha e manifestaçao da torcidfa nao pode parar estamos vendo q ta surtindo efeito tem q estender pela as ruas radios e até um espaço na tv pois essa é a hora o M.G.F. tem q entender q com eleiçoes diretas se ele fizer um bom trabalho ganhando titulo levando o time a serie A se a torcida entender q ele merece mais um mandato vai eleger ele nao precisa ele querer mandar no Bahia a força q é o q ele esta fazendo o meu medo é ele nao se eleger deputado e ai nao deixar mais o poder no Bahia.


    09/02 às 10:31

  • Iulo Lôbo disse:

    Prezado Pedro,
    Essa discussão vai ficar longa e chata se continuarmos. Todos temos razão e nada vai contribuir para finalizar o debate.
    O maior problema da polítca brasileira é ficarmos discutindo o que os políticos acham, deixando de lado que somos nós que escolhemos eles na verdade. E isso vai acabar se tornando uma discussão sociológica e insuportável. Isso realmente não vai resolver o problema do Bahia, que é algo que nós realmente amamos.
    Vou sugerir uma coisa bacana no meio dessa dicussão e que talvez traga mais respostas que o que fazemos até então. Vamos elaborar em conjunto com a Revolução Tricolor, BBMP, ECBahia, todas as torcidas organizadas e qualquer tricolor que sonha com o Bahia Campeão um documento exigindo a opinião dos 312 conselheiros do clube sobre o que eles acham.
    A lista é pública e está no link: http://www.esporteclubebahia.com.br/noticias/confira-a-lista-oficial-de-conselheiros-do-bahia.html
    Forte abraço!


    09/02 às 10:44

  • Nilo Jorge Leão disse:

    Também não confio nos políticos brasileiros, por motivos óbvios…Mas não posso deixar de reconhecer que a manifestação de QUALQUER UM, de QUALQUER PARTIDO para que o Bahia venha a ter eleições diretas é EXTREMAMENTE VÁLIDO…A final de conta meus caros tricolores, vc acha que MGF da mais importância ao que nós dizemos ou ao que seu colega de partido, ministro da integração nacional e candidato a governador da Bahia diz? Mesmo não gostando das condutas políticas de Geddel, seria idiota em não reconhecer que esse tipo de manifestação AJUDA o torcedor…ou melhor, AJUDA o BAHIA!


    09/02 às 11:56

  • Iulo Lôbo disse:

    Prezado Nilo,
    Diga-me em que este tipo de manifestação ajuda o Bahia.
    Meu caro, no meu entendimento esse tipo de manifestação não ajuda em nada!
    Na minha última mensagem (acima da tua)eu fiz uma sugestão que acho melhor que a opinião expressa que o time é uma merda.
    Saudações tricolores


    09/02 às 12:22

  • Bitencourt disse:

    Geddel foi muito feliz nas suas declarações quanto as eleições diretas. Homens de visão sabem a solução das crises de gestão. Mas está apático quanto as mudanças, fala apenas como torcedor infelizmente.


    09/02 às 14:48

  • Paulo Fontes disse:

    Lulo, me permita discordar de você. Acho até ingênuo acreditar em manifestos, petições e o escambau a quatro. E logo pra cobrar de quem… dos conselheiros?! tá de brincadeira, né? Você espera ouvir que tipo de resposta?


    09/02 às 15:00

  • Paulo Fontes disse:

    Reitero o que disse em outro post:

    Paulo Fontes disse:

    Atitudes como essas, de levar faixas que fazem algum estrago na imagem política dos ditadores tricolores, são sim um caminho corajoso e que pode render frutos, independente do Geddel ser ‘fake’ ou não. Ao contrário, na minha modesta opinião, de “pedidos de renúncia do presidente protocolados por ilustres conselheiros”. Isso, para quem está no poder, é risível. Esqueçam esse tipo de coisa e partam pra luta, pra pressão. Aqueles que ainda estão indo ao estádio e que não estão satisfeitos com a situação (não apenas a de dentro das 4 linhas), que pelo menos se juntem aos que estão com as faixas. Façam engrossar a voz de protesto, exijam um clube melhor dentro e fora do campo! Essa é uma oportunidade, uma janela que se abre em ano político, para ser aproveitada. Só é preciso mais coragem e engajamento. Parabéns, Revolução Tricolor. Que outros se juntem e ajudem a ocupar espaços nas mentes e corações insatisfeitos e maltrados em vermelho, azul e branco. Esclarecer e trazer a massa pra junto daqueles que pensam um Bahia diferente desse que vemos há décadas!!! Se não voto pra presidente, não voto pra deputado, governador ou senador de partido que abrigue os Guimarães!


    09/02 às 15:03

  • Iulo Lôbo disse:

    Prezado Paulo Fontes,
    Quer queira ou não, estatutariamente a decisão hoje é dos conselheiros.
    A minha idéia é de ter uma posição oficial dos conselheiros sobre o futuro do clube dentro da legalidade que o quadro apresenta hoje.
    Quando Marcelinho assumiu a presidência do Bahia, a oposição apoiou a indicação do nome e ninguém formalizou qualquer objeção.
    Se é para mudar o estatuto, é fato que os conselheiros precisam decidir em assembléia.
    Se o conselho não decidir fica tudo do mesmo jeito.
    Acho válida a manifestação e a indignação, mas não adianta nada disso se o Conselho não deliberá as mudanças.
    Veja o que diz o Estatuto, no art. 24, § XVII, sobre uma das competências do Conselho Deliberativo:
    “Sugerir ou apreciar proposta de alteração ou reforma deste Estatuto, por decisão favorável de maioria simples dos Membros deste Conselho, encaminhando à Assembléia Geral para apreciação final.”
    O que quero ouvir é a manifestação dos conselheiros a respeitos de questionamentos formalizados.
    Marcelinho não é um que manda e desmanda no Bahia. Ele é eleito pelo Conselho, logo é no Conselho que devemos atuar. Eu dispus em mensagem anterior a lista dos conselheiros, basta apenas ter foco.
    Mas tenha certeza que tenho respeito por todo tipo de manifestação.


    09/02 às 15:38

  • jorge pires disse:

    TEMOS QUE PRESSIONAR SIM.
    GOSTEI MUITO DA FAIXA NO ESTÁDIO. TODAS AS FORMAS DE PRESSÃO PARA DEMOCRATIZAR O ESPORTE CLUBE BAHIA SÃO VALIDAS, COM EXCEÇÃO DE VIOLENCIA E ATAQUES PESSOAIS.
    ACREDITO MUITO NA DEMOCRACIA. FORA ELA, SÓ TEREMOS DITADORES DE PLANTÃO. SEM DIRETAS JÁ SEM FILTROS, NÃO VOTAREMOS NESTE PARTIDO QUE DEMONSTRA NÃO GOSTAR DA DEMOCRACIA. SÓ QUEM NÃO ACEITA A DEMOCRACIA SÃO OS FILHOTES DA DITADURA.


    09/02 às 16:27

  • Paulo Fontes disse:

    Caro, Lulo. Lógico que respeito sua opinião. Mas tenho a minha. Também espero que você não seja um daqueles que aparecem estrategicamente para colocar água na fervura ou desviar o foco da questão, que é a insatisfação da torcida com a gestão “eterna”. Sim, pois Marcelinho é só uma continuidade do que vemos há décadas. Travestida em modernidade ou engomada em ares contemporâneos, mas muito pior do que eu mesmo achei que poderia ser no início da gestão. Tive uma pontinha de esperança, não na mudança radical de gestão ou na abertura democrática do clube, mas na melhora de algumas práticas. Decepção. Não tão grande quanto a de outros, pois nunca imaginei que pacto de apoio seria respeitado. Achei ingênua a posição de torcida organizada e outros movimentos de “aprovar” o nome, prometer “apoio” e outras coisas. Sabia, ou melhor, intuía que atitudes como essas só piorariam a situação. Sem pressão, o mesmo grupo de sempre deita e rola. Faz todo mundo de otário e a gente continua (?) indo ao estádio dar dinheiro a fundo perdido. Cadê as eleições, cadê modernização e gestão profissional, cadê um simples planejamento sério, cadê respeito aos funcionários, jogadores e torcedores? Nem falo de outras promessas ou de cabelo raspado, pois seria fazer piada sem graça sobre tema desgastado. O que quero dizer é: a única atitude que vi surtir algum efeito nos últimos tempos foi essa das faixas (além da passeata, que foi outra oportunidade perdida). Não creio que possa haver um desvio aqui e agora. Um caminho foi achado, no lugar de divergir ou dispersar forças, é correto que se concentre esforços nessa tática, conforme opinei anteriormente. Mais faixas, mais gente apoiando, mais torcedores juntos em protesto. Quanto mais isso crescer, menos poderá ser ignorado. Claro que têm que vir junto uma consciência, não dá pra largar as faixas pra comemorar a primeira vitória num BaVi e esquecer tudo. Chega disso, até porque o problema não é só dentro do gramado, nasce e faz residência nos gabinetes e escritórios decorados com outros tapetes. Ou você também acha que a culpa é dos bodes? Gente bem paga para propagar isso na mídia não falta!


    09/02 às 17:20

  • Iulo Lôbo disse:

    Prezado Paulo Fontes,
    Concordo contigo que esse é um caminho que não devemos desviar. Se o foco for esse, ótimo! Mas é importante que tenhamos o mesmo foco com relação ao que diz o Estatuto.
    Quanto a temor em que eu seja alguém que bote água em fervura estrategicamente pode ficar tranquilo, pois não sou moleque para desviar foco de nada. Tenho minhas opiniões próprias e não me baseio em opinião de manada, de bando, que faz tudo atrapalhado em cima de vontade e na raça.
    Tenho total atenção à legalidade das coisas e dos fatos. Existe uma instituição e há um estatuto a ser respeitado perante a Justiça.
    Creio que esse é um bom momento para discutir estratégias e ações.
    Saudações tricolores.


    09/02 às 17:38

  • adilson disse:

    torcedores do BAHIA. esse é o ponto fraco do atual e incopetente presidente do esporte clube bahia,se quisermos ele fora do clube esse é o nosso alvo o PMDB.quanto mais pressão colocarmos ensima disso mais pressão marcelo guimarães vai receber dos colegas de partido.


    09/02 às 19:49

  • Euclides Almeida disse:

    Vale lembrar que o “novo” estatuto que Marcelinho quer implantar já foi aprovado pelo Conselho Deliberativo e só falta ser apreciado pelos sócios…


    09/02 às 21:37

  • Eduardo_PE disse:

    ou seja, como o Bahia tem poucos sócios, existe uma grande chance desse estatuto seja aprovado e se não for como o “presidente” ja falou não haverá mas reforma.

    a unica forma á associação em massa e atraves dos sócios solicitarmos a verdadeira mudança


    09/02 às 22:34

  • Eduardo_PE disse:

    tem que precionar sim, desde que não haja violencia tda forma de protesto é válida,

    parabens revolução tricolor ao pessoal do sempre Bahia pelo espaço democratico


    09/02 às 22:35

  • Eduardo_PE disse:

    e um alento para a segunda divisão, os clubes aqui de Pernambuco nçao estão bem,

    o sport vai dar algum trabalho pois a ilha faz a diferança, a torcida esta com o time,

    o principal jogador é ricardinho que estava no vila nova o ano passado e nos deu um calor danado em Pituaço, é o mesmo que jogou no vice

    tem um otimo goleiro,

    lateras fracos,

    um bom zagueiro - Igor - espero que o Gremio leve

    e no ataque tem o Ciro que sabe fazer gol

    quanto a nadson a mesma coisa do Bahia, corre muito e produz pouco, teve uma alento esse final de semana com 2 gols e uma bola na trave

    quanto ao nautico -

    precisa marcar apenas o Carlinhos bala - esse faz diferença,

    tem uma defesa fraca, e um ataque pior

    no papel o time do Bahia é melhor agora precisa pagar em dia e de um bom meio de campo para jogar com rogerinho

    a turma do sport fala muito bem do Gral, espero que ele tenha sucesso no tricolor


    09/02 às 22:43

  • italotittone disse:

    porrra essa historinha mole de politicos X futebol so existe mesmo nessa nossa pobre terrinha…pobre de espirito pobre de ideias pobre de gente decente…eta BAHIA dificil de engolir…


    10/02 às 0:20

  • Paulo Fontes disse:

    Lulo, não se trata de achar que você, especificamente, é daqueles que entram em fóruns pra botar água em fervura. Mas fica o alerta, pois isso acontece de fato. Assim como é bom ouvir e ler com ouvidos e olhos críticos e preparados certas rádios, sites, matérias etc. Acredite: esses caras fazem de tudo para manter o poder. Pelo que percebi da sua relação com a rapaziada do semprebahia, não deve ser esse o seu caso. Nossas opiniões, além de próprias podem até ser divergentes. Sem problema. As minhas também não são tresloucadas, nem sou gado ou pretendo ser vaqueiro. Mas esse excesso de “legalismo” (não confundir com a idéia de que uma crítica a sua postura seja uma incitação a atos ilegais) pode funcionar como entrave às manifestações legítimas de insatisfação, principalmente quando elas começam a ganhar corpo e incomodar. Como torcedor insatisfeito não gostaria de ver, mais uma vez, morrer no nascedouro algo que pode fazer a estrutura balançar. Pouco interessa de onde veio, de quem é o mérito da idéia. O fato é que, se forem atirar para muitos lados, não acertam ninguém. Essa não é hora de pôr freios ao movimento e, sim, de acelerá-lo. Mais faixas, mais gente protestando, mais apoio, mais repercussão!
    Um abraço.


    10/02 às 0:42
  • Faça seu gravatar

  • Deixe seu Comentário









Enquete

Família Sempre Bahia

Twitter

Powered by Twitter Tools

2009 - Sempre Bahia - Todos os direitos reservados